Breves
Assimetrias nos Açores

Dia 20, no âmbito do debate de urgência sobre «Plano de Reestruturação do Sector Público Empresarial», João Paulo Corvelo, deputado do PCP na Assembleia Legislativa dos Açores, defendeu uma séria e adequada gestão de todas as empresas e organismos que compõem o sector público empresarial.


Gala da SPA

A Câmara Municipal do Seixal recebeu, no dia 20 de Março, o prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica de 2017, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Na cerimónia, transmitida em directo na RTP2, Inês Pereira leu um comunicado, subscrito por 650 actores em menos de 24 horas, de protesto contra os «atrasos incompreensíveis» na avaliação e, consequentemente, na disponibilização das verbas da Direcção-Geral das Artes.


Melhorar o IP3

Promovida pela Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3, mais de 4600 pessoas já assinaram uma petição a reclamar do Governo a «melhoria e alargamento» da via. Apesar do número de assinaturas ser já suficiente para obrigar à discussão em plenário na Assembleia da República, a associação promete continuar a recolher mais apoios, de modo a demonstrar «o profundo empenho das pessoas da região e do País para a exigência da melhoria e alargamento do IP3 sem portagens, pela segurança, acessibilidade e desenvolvimento».


Propostas para Sintra

O acesso rodoviário à vila histórica de Sintra está condicionado desde segunda-feira, 26, com o objectivo de alterar alguns sentidos de circulação e limitar o acesso a alguns arruamentos. Para a CDU, estas alterações deveriam ter sido «amplamente discutidas com a população, os eleitos locais e os comerciantes», o que não aconteceu.

Os eleitos da Coligação PCP-PEV já apresentaram várias propostas que, a ser realizadas, «minimizariam alguns dos graves problemas que afectam a área do património cultural mundial», como a «construção de parques de estacionamento de periferia», a «criação de carreiras regulares desde os parques de estacionamento para os principais monumentos», a «criação de cartão de estacionamento gratuito para moradores, comerciantes e trabalhadores dos diferentes serviços», entre outras.


Petição no Barreiro

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro lançou, dia 22, uma petição a reclamar a construção do novo Centro de Saúde do Alto Seixalinho-Barreiro, em terreno já cedido pela autarquia.

Na petição – que será posteriormente enviada e discutida na Assembleia da República – exige-se, também, que seja atribuído médico de saúde familiar a todos os utentes do concelho do Barreiro; o alargamento do horário de funcionamento da extensão de Coina; e uma melhor gestão dos recursos a nível dos cuidados primários, permitindo um alívio da urgência hospitalar do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo.


Obras em EB do Sobral

O Ministério da Educação anunciou, quinta-feira, 22, que vai substituir os telhados de amianto e acabar com as infiltrações na Escola Básica (EB) 2,3 e Secundária de Sobral de Monte Agraço, com 700 alunos. Os eleitos da CDU há muito que exigem do Governo obras urgentes nesta escola.


Denunciar problemas na Feira

Filipe Moreira, eleito nas listas da CDU para a Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, solicitou esclarecimentos à autarquia sobre a falta de cobertura do Sistema de Águas Residuais em Rio Medão. Na Rua Nova da Estação, ilustrou, os proprietários de imóveis construídos há cerca de 15 anos, em loteamento licenciado, continuam a ser servidos por serviços de «limpa fossas».


«Évora Jazz Fest»

A cidade de Évora acolheu, de 23 a 25 de Março, a primeira edição do «Évora Jazz Fest», organizado pela Câmara Municipal. Para além dos concertos, o evento contou com jam sessions, uma exposição de pintura, combos e workshops com profissionais da área.


Bombeiros de Almada

Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Almada (PS/PSD) estiveram reunidos, dia 20, com as direcções e comandos das associações humanitárias de bombeiros voluntários de Almada, Cacilhas e Trafaria.