Aconteu
Cineastas portugueses premiados no estrangeiro

O filme «Colo», de Teresa Villaverde, venceu o Prémio Sauvage, principal galardão do 13.º Festival «L'Europe Autour de l'Europe», que terminou, dia 1, em Paris.

O filme, que conta com as interpretações de João Pedro Vaz e Beatriz Batarda, reflecte os efeitos da crise económica numa família de classe média e é das três películas portuguesas que, em Maio, vão ser exibidas numa das secções paralelas do Festival de Cinema de Cannes, em França.

Na véspera, o filme «Terra Franca», a primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Leonor Teles, recebeu o «Prix International de la Scam» no festival Cinéma du Réel, igualmente realizado em Paris.

A realizadora, com apenas 25 anos, que já conta no seu palmarés com vários prémios pela curta-metragem «Balada de um Batráquio», aborda no seu novo trabalho as gentes de Vila Franca de Xira e a sua relação com o Tejo.


Energia renovável excedeu consumo total

A produção de electricidade renovável no mês de Março ultrapassou o consumo de Portugal continental.

Segundo dados da REN – Redes Energéticas Nacionais, a electricidade de origem renovável produzida naquele período foi de 4812 gigawatts hora (GWh), superando o consumo de Portugal continental, que foi de 4647 GWh.

As energias hídrica e eólica foram responsáveis por 55 por cento e 42 por cento, respectivamente, da produção renovável.


Chuva intensa pôs fim à seca

Portugal continental já não se encontra em «seca meteorológica», segundo informou, dia 2, Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O mês de Março foi aliás o segundo mais chuvoso desde 1931 (só superado pelo mesmo mês de 2001), com a precipitação média a atingir 272 mm, ou seja, quatro vezes o valor médio mensal.

Março último foi também o mais frio desde 2000, com o valor médio da temperatura máxima do ar a situar-se em cerca de 2,6°C abaixo do valor normal, refere ainda o IPMA.


Judocas medalhados em provas internacionais

O judoca português Jorge Fonseca conquistou, dia 1, a medalha de bronze na categoria de -100 kg do Grande Prémio de Tbilissi, capital da Geórgia, ao derrotar no encontro de atribuição do terceiro lugar o irlandês Benjamin Fletcher. A selecção portuguesa terminou na 10.ª posição entre 38 países.

Três judocas do Vitória/Cercigui conquistaram, ao serviço da Selecção Nacional de Síndrome de Down, o pódio no 2.º Campeonato da Europa JUDOWN, disputado em Itália, entre os dias 23 e 25 de Março.

Paulo Jorge Lemos sagrou-se campeão europeu, enquanto os seus colegas de equipa Elisabete e Carlos Manuel alcançaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente.


Museu do Coa expõe obras de Júlio Pomar

O Museu do Côa celebra 70 anos de carreira de Júlio Pomar com a exposição «Incisão no Tempo», juntando duas centenas de trabalhos de várias fases da sua vida artística, que estão patentes até 5 de Agosto.

Com a passagem pela nova exposição, que assinala também o início das comemorações do 20.º aniversário da classificação das gravuras rupestres do Vale do Côa como património da Humanidade, o visitante pode contemplar um núcleo de gravuras de Júlio Pomar, que estabelecem uma relação com a arte pré-histórica dos gravadores do Côa.


CM de Palmela lembra presos políticos

A exposição «A PIDE em Pinhal Novo – Para que a memória não esmoreça» abriu ao público, anteontem, 3, no Cine-teatro S. João, em Palmela.

Organizada pelo município, a mostra é acompanhada pela divulgação do livro com o mesmo nome, da autoria de José António Cabrita, e estará patente até 11 de Maio.



Resumo da Semana
Frases