Breves
Debate no Seixal

O auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal acolheu, no dia 12 de Abril, um encontro promovido pela revista Poder Local, dedicado ao tema «Autarquias – regiões administrativas, municípios, freguesias – que competências?». Na iniciativa analisou-se as propostas do Governo de transferência de competências para os municípios ao mesmo tempo que continua a não cumprir a lei de finanças locais.


35.º aniversário do PEV

No âmbito das comemorações do seu 35.º aniversário, o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) promove, hoje, quinta-feira, às 18 horas, no Bar «Pátio da Casa», em Portalegre, uma tertúlia e a inauguração da exposição fotográfica sobre os 35 anos de lutas ecológicas. A iniciativa conta com a participação de André Martins e Manuela Cunha, fundador e membro da Comissão Executiva Nacional do PEV, respectivamente.


Vitória dos estudantes


O Ministério vai atribuir três milhões de euros para concluir as obras na escola artística António Arroio, em Lisboa. Segundo a plataforma «Basta. Na rua pela escola pública», esta é mais uma vitória da luta dos estudantes e «prova de que nada nos é dado e que tudo é conquistado».


Intervir em Almada

A propósito de uma rotura de uma conduta de abastecimento de água domiciliária na Rua Olivença, em Almada, no dia 11 de Abril, a CDU alerta para a urgência de concretização do plano de investimentos na renovação da rede de abastecimento de água e saneamento da zona mais antiga da cidade, definido no anterior mandato.


Redução da dívida em Santiago do Cacém

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém aprovou, dia 12, por maioria, a Prestação de Contas relativa ao ano de 2017. Álvaro Beijinha referiu que «o documento espelha o trabalho progressivo que temos desenvolvido para a redução da dívida».


Parquímetros em Lisboa

No dia 11, João Ferreira, vereador do PCP na Câmara de Lisboa, contactou com os trabalhadores e utentes afectados pela criação das zonas de Estacionamento de Duração Limitada circundantes às Torres de Lisboa.

«Em vez de investir numa rede de transportes públicos que atraia cada vez mais utentes e diminua o uso de transporte individual, a gestão PS/BE» na autarquia «continua a apostar na disseminação de parquímetros», acusa a Célula do PCP na Galp Energia, em Lisboa, que está a promover um abaixo-assinado (peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT88851) por estacionamento público em São Domingos de Benfica.


Problemas na Madeira

O Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira recebeu, no dia 12, a Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde. Entre as várias preocupações, destaca-se a falta recorrente de medicamentos vitais para os utentes na farmácia hospitalar; a precária rede de transporte de utentes do SESARAM; o desinvestimento nos cuidados de saúde, a falta de manutenção nos centros de saúde e de médicos de família na Região; a falta de apoio aos utentes deslocados; a lacuna no acompanhamento psicológico dos utentes e respectivas famílias que estão debilitados devido a problemas graves de saúde; a gestão negligente dos órgãos administrativos do SESARAM e da Secretaria Regional da Saúde.


Saúde em Azeitão

Por iniciativa da CDU, a Assembleia Municipal de Setúbal aprovou, no dia 27 de Março, uma moção onde se exige a «construção do novo centro de saúde de Azeitão», num terreno já disponibilizado pela Câmara Municipal de Setúbal. Recorde-se que a Unidade de Saúde (US) existente funciona numa moradia adaptada e num pavilhão pré-fabricado adjacente, sem condições para a prestação de cuidados de saúde aos utentes.

Também «a carência de recursos humanos afecta de forma grave a Unidade de Saúde de Azeitão». «Dos 19200 inscritos nesta unidade de saúde, apenas cerca de 38 por cento dos utentes têm médico de família», alerta a moção.