Breves
Inflação sobe na zona euro e na UE

A taxa de inflação anual fixou-se, em Março, nos 1,3 por cento na zona euro e nos 1,5 por cento na União Europeia (UE).

Segundo dados do gabinete de estatísticas da UE, a inflação na zona euro subiu face aos 1,1 por cento de Fevereiro, mas ficou abaixo dos 1,5 por cento de Março de 2017.

No conjunto dos 28 estados-membros, a inflação anual foi superior ao nível de Fevereiro (1,4%) e inferior aos 1,6 por cento de Março do ano passado

O Chipre registou uma taxa de inflação negativa (-0,4%) e as menores subidas dos preços foram observadas na Grécia (0,2%) e na Dinamarca (0,4%).

As taxas mais elevadas registaram-se na Roménia (4,0%), na Estónia (2,9%), na Eslováquia e na Lituânia (2,5% cada).

Em Portugal, os preços subiram 0,8 por cento, face aos 0,7 por cento de Fevereiro e 1,4 por cento face a Março de 2017.


Grécia privatiza companhia petrolífera

A Grécia vai privatizar a Hellenic Petroleum, companhia petrolífera, igualmente produtora de electricidade, fundada pelo Estado em 1975.

Em comunicado distribuído, dia 18, pela agência de investimento grega anuncia-se que o governo helénico lançou um concurso público internacional para a venda de pelo menos 50,1 por cento do capital da companhia, operação que se enquadra no âmbito o terceiro plano de resgate financeiro ao país.

A Hellenic Petroleum, introduzida em bolsa em 1998, tem como principais accionistas o Estado grego (35,5%) e a Paneuropean Oil and Industrial Holdings (45,5%).


Polícia evacua Tolbiac

O centro universitário de Tolbiac, em Paris, foi evacuado pela polícia de intervenção na madrugada de dia 20. Desde 26 de Março que centenas de estudantes ocupavam a torre de 22 andares em protesto contra a reforma do acesso à universidade.

Estudantes presentes queixaram-se de terem sido atingidos com matracas, arrastados pelo chão, insultados pelos agentes que danificaram os seus objectos pessoais. Três feridos graves deram entrada no hospital.