Aconteu
Abandono escolar cai licenciados aumentam

A taxa de abandono escolar entre os 18 e os 24 anos fixou-se, no ano passado, nos 12,6 por cento, uma redução significativa face aos 38,5 por cento de 2006.

Segundo dados do Eurostat, divulgados dia 25, também a taxa das pessoas que completaram o ensino superior (idades entre os 30 e os 34 anos) evoluiu para 33,5 por cento (era de 12,9% em 2002).

A taxa média da UE de abandono escolar é de 10,6 por cento e de 39,9 por cento no que respeita aos indivíduos com ensino superior.


Receita fiscal continua a subir

O Estado arrecadou até Março 9516 milhões euros em impostos, mais 537,2 milhões euros (6%) face ao mesmo período do ano passado, revela a síntese de execução orçamental divulgada dia 26.

A receita líquida acumulada de IRS cresceu 2,4 por cento. Por sua vez, a receita líquida acumulada de IVA registou um crescimento de oito por cento, quase duplicando o objectivo inscrito no Orçamento do Estado (4,5%).


NASA renuncia a projecto lunar

A NASA revelou, dia 27, ter posto termo ao seu único programa de desenvolvimento de um veículo lunar, denominado «Resource Prospector» (RP).

O robot lunar, cuja construção foi iniciada há cerca de dez anos, deveria ser o único do mundo capaz de explorar as regiões polares da Lua.

Seria ainda o primeiro módulo lunar norte-americano depois do Apollo 17, de 1972, e o primeiro veículo autónomo dos Estados Unidos sobre a Lua, com lançamento previsto para 2022.


Telma Monteiro ganha bronze nos Europeus

A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou, dia 26, a medalha de bronze nos Europeus de Telavive.

A atleta, que venceu dois combates na fase de grupos e perdeu no acesso às meias-finais com a kosovar Nora Gjakova, acabou por triunfar nos dois duelos disputados na repescagem.

Com medalha de bronze, Telma monteiro já soma 12 medalhas conquistadas em outros tantos campeonatos europeus da modalidade.


Mário Cláudio vence Prémio APE

O livro «A Alma Vagueante», de Mário Cláudio, venceu por unanimidade o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários da Associação Portuguesa de Escritores (APE), patrocinado pela câmara de Loulé.

Mário Cláudio (pseudónimo literário de Rui Manuel Pinto Barbot Costa) nasceu há 71 anos no Porto, estreando-se literariamente em 1969, como poeta. Autor de uma vasta obra, tem sido regularmente galardoado com prestigiados prémios nacionais.


Director de fotografia distinguido no México

O director de fotografia português Rui Poças foi distinguido, dia 28, no México, com um prémio Platino, de cinema ibero-americano, pelo filme «Zama», da realizadora argentina Lucrecia Martel.

Nascido no Porto em 1966, Rui Poças assina a fotografia de filmes como «Tabu», de Miguel Gomes, «O Ornitólogo», de João Pedro Rodrigues, «Al Berto», de Vicente Alves do Ó, e «As Boas Maneiras», filme brasileiro de Marco Dutra e Juliana Rojas.

Actualmente está envolvido na longa-metragem de animação «Nayola», de José Miguel Ribeiro, e em «A family vacation», do realizador norte-americano Ira Sachs.



Resumo da Semana
Frases