Breves
40.º aniversário do MURPI

A Federação das Associações e Organizações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Distrito de Lisboa (FARPIL) promove no próximo domingo, 27, às 14h30, no Auditório Municipal da Amadora, uma sessão comemorativa do 40.º aniversário da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI).

Para hoje, 23, está agendada uma acção de protesto, às 10h00, junto às instalações do Conselho Económico e Social (CES). Os dirigentes do MURPI vão manifestar o seu descontentamento, uma vez mais, face à exclusão da sua organização como membro permanente do CES.


Contactos em Loures

A CDU está a promover nos meses de Maio e Junho uma ampla campanha de contacto com a população do concelho de Loures. «Pretendemos ouvir propostas e aspirações, conhecer, ainda melhor, as carências das freguesias e da população, encontrar as soluções que façam de cada um dos lugares do concelho de Loures um local melhor para viver», afirma a Coligação PCP-PEV, que, nos dias 17 e 19 de Maio, realizou acções e sessões públicas em Bobadela, Camarate e Frielas.


Marcha Lenta no Algarve

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) do Algarve, em conjunto com a Comissão de Utentes do Itinerário Complementar (IC1), agendou para o próximo dia 2, às 15 horas, uma marcha lenta entre Messines (bombas da BP, Cardal) e Albufeira (Vale Paraíso), como forma de protesto pelas más condições de circulação em que encontra actualmente o IC1.


Tribuna pública em Évora

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos do Distrito de Évora realizou, dia 11 de Maio, no Largo Luís de Camões, em Évora, uma tribuna pública sob o lema «Por uma escola pública, de qualidade, para todos».


Apoios em Santa Cruz

Em Santa Cruz das Flores, nos Açores, a vereação da CDU propôs, recentemente, um conjunto de apoios sociais aos cidadãos que cumprem serviço de voluntariado como bombeiros no concelho. A proposta visa estimular e incentivar o cumprimento do serviço de voluntariado de apoio à comunidade.


Irregularidades em Rio de Mouro

Os eleitos da Coligação PCP-PEV na Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro, Sintra, abandonaram a sessão ordinária de Abril por esta ter sido «convocada de forma irregular», participando apenas no período dedicado às reclamações da população. Em causa está o facto de os documentos (mais de 500 páginas) terem sido disponibilizados três dias úteis antes da reunião, quando a lei estipula oito dias úteis.


«25 anos de (re)encontros»

Cerca de 1100 utentes de instituições dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines participaram, dia 16 de Maio, no XXV Encontro de Idosos da Zona Sul do Distrito de Setúbal, que decorreu, este ano, em Alcácer do Sal, no Pavilhão Gracieta Baião, sob o tema «25 anos de (re)encontros».


Festival de Música de Setúbal

Hoje, 24, no Fórum Luísa Todi, às 21h00, Celina da Piedade abre a 8.ª edição do Festival de Música de Setúbal. O espectáculo inclui cante alentejano, bem como a participação do grupo de percussão Santiago Olodum, do Coral Infantil de Setúbal e de João Gil.

O encerramento da programação, no dia 27, às 19h00, no Fórum Luísa Todi, estará a cargo da solista Maria João, acompanhada pelo Ensemble Juvenil de Setúbal.


Exposição na Moita

A exposição «As mulheres e o trabalho: a indústria de vestuário no concelho da Moita» ainda pode ser vista até ao dia 26 de Maio, das 15h00 às 19h00, no Moinho de Maré, em Alhos Vedros. A entrada é gratuita.


«Fim ao bloqueio a Cuba»

A Associação de Amizade Portugal-Cuba promove, dia 30 de Maio, às 21h00, na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, uma sessão sob o lema «Fim ao bloqueio a Cuba».