Breves
Encontro de CT

No dia 8 de Junho, na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto, vai realizar-se o XXI Encontro Nacional de Comissões de Trabalhadores. A decisão foi anunciada após uma reunião, a 5 de Abril, das coordenadoras regionais de comissões de trabalhadores de Lisboa, Braga, Porto e Setúbal, que se constituíram em Comissão Organizadora e estão a dinamizar a preparação do encontro.


Protecção de dados

«Enquanto não entrar em vigor nova legislação que expressamente revogue e substitua as disposições dos artigos 17.º a 23.º do Código do Trabalho, estas disposições mantêm-se plenamente em vigor no nosso ordenamento jurídico-laboral», afirmou a CGTP-IN. A propósito da entrada em vigor, a 25 de Maio, do novo Regulamento Geral de Protecção de Dados, a confederação defendeu que todas as regras da legislação laboral sobre esta matéria devem continuar a ser respeitadas, uma vez que são «normas mais específicas, destinadas a garantir a defesa dos direitos e liberdades dos trabalhadores no que respeita ao tratamento dos seus dados no contexto laboral».


Casa nova na Guarda

A sede da União dos Sindicatos da Guarda, casa sindical que alberga estruturas distritais da CGTP-IN e de vários sindicatos, foi inaugurada a 8 de Maio, na Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, n.º 21, r/c frente. O Secretário-geral da Intersindical participou na inauguração e no plenário de dirigentes e delegados que antecedeu a cerimónia festiva.


Fidelidade vai parar

Para dia 28, segunda-feira, foi convocada greve no centro de atendimento da Fidelidade, em Évora. Com cerca de 600 trabalhadores, aqui persiste há vários anos o recurso a empresas de trabalho temporário, através de contratos de prestação de serviços, para assegurar necessidades operacionais permanentes, privando assim os trabalhadores dos seus direitos como profissionais da actividade seguradora. A luta, organizada pelo Sinapsa, foi decidida em plenário, dia 11, e abrange a Newspring Services e todas as empresas da Fidelidade.