Câmara quer estacionamento gratuito no terminal fluvial do Seixal

A Câmara Municipal do Seixal aprovou, no dia 17 de Maio, uma tomada de posição pela gratuitidade do parque de estacionamento do terminal fluvial do Seixal. Em causa está o estacionamento abusivo nas imediações por parte dos utilizadores do parque fluvial, como forma de evitarem o pagamento da elevada tarifa cobrada pela concessionária do parque de estacionamento de apoio ao terminal.

A autarquia encetou, entretanto, conversações com a Transtejo, propondo-se a estabelecer uma parceria com vista à fixação das condições de gestão e funcionamento do parque de estacionamento – que se encontra manifestamente subutilizado e com défices de manutenção ao nível do pavimento pedonal, dos pavimentos das vias de circulação, de iluminação pública e de cobertura arbórea –, com o propósito de poder vir a disponibilizar o equipamento gratuitamente para a população, constituindo assim um forte incentivo à utilização do transporte fluvial.

À intenção de resolução de um problema concreto da população, a Transtejo respondeu com a actual concessão à empresa Empark, sendo que qualquer alteração desta situação será feita por via de uma nova concessão, alegadamente face à necessidade em arrecadar receita por via da exploração do aludido parque de estacionamento.

«Ao invés de se privilegiar a função de serviço público às populações, a Transtejo e a respectiva tutela priorizam uma lógica financeira e economicista, política que tem levado à inevitável degradação do serviço prestado e ao aumento significativo de tarifas», referiu Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal.

Dualidade de critérios
O eleito do PCP sublinhou, de seguida, que o mesmo requisito da concessão não foi considerado pela Transtejo em Maio de 2017, por ocasião da celebração do protocolo para a gestão e funcionamento do parque de estacionamento do Cais do Seixalinho com a Câmara do Montijo, a título gratuito, que contou com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: