Breves
Seminário do MDM

O Auditório da Biblioteca Almeida Garret, no Porto, acolhe, dia 16 de Junho, entre as 10 e as 18 horas, um Seminário Final sobre o Projecto «ACT – Agir contra o tráfico de mulheres», desenvolvido pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM) nos distritos do Porto e Braga, com o apoio da CIG, POISE e Portugal2020, na área do tráfico de seres humanos.


Dia das Colectividades

A 9 de Junho comemora-se o Dia Nacional das Colectividades e o 94.º aniversário da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD).

Na Torre do Tombo, Lisboa, às 11h45, terá lugar uma sessão solene dedicada ao tema «Salvaguarda dos arquivos associativos». A iniciativa insere-se, também, nas comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, realizando-se, antes, às 9h30, no mesmo espaço, um fórum promovido pela Direcção-Geral do Livro, Arquivo e Bibliotecas e CPCCRD.

Em Serpa, inserido nos Encontros de Cultura desta localidade, decorre o 1.º Encontro Ibérico Associativo de Cultura.


Encontro em Serpa

Concertos de The Gift, Tiago Bettencourt e Tito Paris e o 1.º Encontro Ibérico Associativo de Cultura Popular são destaques do 15.º Encontro de Culturas de Serpa, no Alentejo, que decorre entre hoje, 7, e 10 de Junho.


Festival no Seixal

O Seixal Word Music volta ao Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal e ao Cinema S. Vicente nos dias 15, 16 e 17 de Junho. A segunda edição do festiva recebe música e dança da Argentina e da índia.


Bolseiros em luta

A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) promoveu, dia 28, um protesto frente à reitoria da Universidade de Lisboa (UL). O objectivo foi manifestar a indignação dos bolseiros com as afirmações do reitor da UL, que, recentemente, afirmou discordar completamente da carreira de investigador e que tudo fará para acabar com ela.


Lixo no Porto

Nas ruas da cidade do Porto tem-se verificado, nas últimas semanas, «um conjunto significativo de ecopontos» que «se encontram totalmente cheios, com acumulação de resíduos recicláveis em seu redor», o que «indicia que não estão a ser recolhidos pelo menos com a periodicidade que antes acontecia».

A denúncia é feita pela CDU, que, em nota divulgada no dia 24 de Maio, exige que o presidente e o vereador do Ambiente na autarquia adoptem, com urgência, as «medidas necessárias à regularização da recolha selectiva na cidade do Porto».


Setúbal ouve a população

Entre 21 e 26 de Maio, o executivo e técnicos da Câmara Municipal de Setúbal percorreram a freguesia de Azeitão com o objectivo de registar necessidades sentidas localmente para resolução posterior.


Debate da AMRS

A Associação de Municípios da Região de Setúbal promoveu, dia 21 de Maio, no auditório do Pinhal Novo, um encontro dedicado a «Descentralização administrativa – municípios e regiões – aprofundar Abril».


Novo equipamento em Alvalade

No dia 23 de Maio foi inaugurada, oficialmente, a Extensão de Saúde de Alvalade. O equipamento vai servir 1900 utentes, com os cuidados a ser prestados por uma equipa constituída por um médico, uma enfermeira e uma secretária clínica.


CUTMS expõe problemas

Para falar da situação do transporte fluvial, a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul foi recebida, dia 21 de Maio, na Assembleia Municipal de Almada.

Aos eleitos autárquicos, os utentes alertaram, entre outras questões que os preocupam, para supressão de ligações entre a Trafaria, Porto Brandão e Belém; as más condições dos cais de embarque de Cacilhas e da Trafaria; as condições no interior da maior parte das embarcações, que se encontram muito envelhecidas, sujas, com janelas encravadas, com falta de cadeiras e com casas de banho impróprias.