21.º Encontro Nacional de CT

No dia 8, no Porto, teve lugar o 21.º Encontro Nacional de Comissões de Trabalhadores, que decorreu sob o lema «Valorizar os trabalhadores, Desenvolver a luta em unidade» e contou com a participação de 249 membros de 78 comissões e sub-comissões de trabalhadores.

Por unanimidade, foi aprovada uma resolução política, a partir de uma proposta da comissão organizadora do encontro, constituída pelas comissões coordenadoras regionais das CT de Braga, Porto, Lisboa e Setúbal. Nesse documento, começa-se por sublinhar que «a vida dos portugueses continua fortemente marcada pelas consequências nefastas das políticas de direita praticadas ao longo de anos por sucessivos governos do PSD e PS, sozinhos ou acompanhados pelo CDS-PP».

Desde o último encontro nacional, realizado a 2 de Junho de 2017, em Lisboa, «a evolução da situação política pouco mudou», confirmando as CT que «o desenvolvimento económico de que o País precisa é inseparável de uma política que rompa com os interesses do grande capital» e que «os elementos positivos registados na nova fase da vida nacional mostram que o caminho mais eficaz, para assegurar o crescimento económico e trazer o progresso social, é o caminho da recuperação de direitos e da valorização de salários. Graças à correlação de forças, nos orçamentos do Estado «foi possível introduzir propostas que conduziram a melhorias para os trabalhadores e o povo», mas «as orientações estratégicas do PS impedem respostas a questões de ordem estrutural».

No encontro foram aprovadas quatro moções: pelos direitos dos trabalhadores com longas carreiras contributivas; por alterações necessárias ao Código do Trabalho, para permitir efectivar os direitos das CT e dos seus membros; por horários de trabalho humanizados, com limite semanal de 35 horas, e por maior rigor na autorização da laboração contínua; em defesa da paz, com importância determinante nas condições de vida dos povos e, em especial, dos trabalhadores.

O próximo Encontro Nacional deverá realizar-se em Braga, organizado pela Coordenadora Regional de CT.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: