Município de Silves homenageia José Vitoriano

A Câmara Municipal de Silves inaugurou no dia 17 um busto de José Vitoriano, homenageando assim o operário corticeiro, sindicalista e destacado dirigente comunista natural do concelho, por ocasião do centenário do seu nascimento, cumprido no ano passado. O busto está instalado no Largo das Pimenteiras, junto à catedral da cidade.
Na inauguração do monumento, a presidente do município, Rosa Palma, destacou a figura humana e o silvense empenhado, quer na construção da sua educação, quer na melhoria das condições de vida dos trabalhadores. Já Vasco Cardoso, da Comissão Política do CC do Partido, traçou o perfil do militante empenhado, funcionário clandestino e preso por 17 anos, que dedicou toda a sua vida ao projecto comunista. António Goulart, em representação da CGTP-IN, lembrou o activista sindical dedicado à melhoria das condições de vida dos trabalhadores.
A historiadora e biógrafa de José Vitoriano, Maria João Duarte, lembrou o homem inteligente que gostava de conversar e o filho, Carlos, falou do pai atento, mesmo quando ausente devido à prisão, recordando as visitas que lhe fez no cárcere com a mãe, Diamantina. O presidente da Assembleia da República (da qual José Vitoriano foi vice-presidente) enviou uma mensagem à autarquia saudando-a pela iniciativa.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: