Breves
Agências da CGD

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) contesta a intenção da administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) encerrar mais de 75 agências a nível nacional.

Para o MUSP, «a CGD, como banco público do Estado, deve assegurar um serviço de qualidade e proximidade às populações». «O Governo, se permitir o encerramento destas agências, está a esvaziar activamente a CGD que, como banco público, precisa de se reforçar e não de diminuir a sua actividade e continuar a enviar o dinheiro dos contribuintes para a banca privada», defendem os utentes.


Linha do Algarve

A Assembleia Municipal (AM) de Olhão aprovou no dia 21 de Junho, por unanimidade, a moção «Pelo direito à mobilidade. É preciso investir na linha do Algarve», apresentada pela CDU. Com esta posição, a AM de Olhão exige ao Governo a concretização da resolução da Assembleia da República «Pela melhoria do transporte ferroviário no Algarve», aprovada em Março por proposta do Grupo Parlamentar do PCP e que, em nove pontos, avança com medidas necessárias para garantir a recuperação e o futuro deste serviço público de transporte na região. Exige-se, por exemplo, a «conclusão do processo de electrificação da Linha do Algarve nos troços Lagos-Tunes e Faro-Vila Real de Santo António nos prazos inicialmente previstos» e «obras de reabilitação e beneficiação das estações e apeadeiros da Linha do Algarve», criando-se «novos apeadeiros onde a procura o justifique».


Concentração de utentes

As Comissões de Utentes do Litoral Alentejano e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) vão realizar, hoje, às 17h30, uma concentração em frente do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em defesa do Serviço Nacional de Saúde. A acção visa exigir do Governo a contratação de 100 enfermeiros e outros profissionais para regular o funcionamento dos centros de saúde da região e do HLA.