Conhecer, aprender e usufruir

A Festa do Avante! é um espaço de aprendizagem e reflexão sobre o mundo e a vida. No Espaço Central – este ano numa nova localização que permite tirar maior partido da vista sobre Lisboa, o Tejo e a baía do Seixal, e com um projecto mais aberto – haverá duas exposições.

Na primeira, a propósito do II centenário do nascimento de Karl Marx, denuncia-se

a natureza exploradora, agressiva, predadora do capitalismo e coloca-se a necessidade da sua superação revolucionária, do socialismo como exigência da actualidade e do futuro.

A segunda mostra os bonecos de Santo Aleixo, maravilhosa criação do imaginário popular alentejano que pela mão do CENDREV levarão para a Festa a magia e a arte que surpreende e encanta o público.

Haverá espectáculos, seguidos de contacto com o público, visitas guiadas e debate.

Relativamente aos debates, versarão temas como o II centenário de Marx, a crise do capitalismo e a luta pela sua superação, a valorização do trabalho e dos trabalhadores, crianças e pais com direitos, transportes públicos, cultura, saúde, habitação e desenvolvimento integrado do País. No Espaço Central estão ainda a Loja da Festa, o Café da Amizade, a imprensa do Partido e o prelo onde se imprimia o Avante! clandestino e o espaço Adere ao PCP.

No CineAvante será possível ver filmes como Luz Obscura, de Susana Sousa Dias; Colo, o mais recente de Teresa Villaverde; A Fábrica do Nada, de Pedro Pinho; Tarrafal:

Dez Pancadas no Carril, de João Paradela; ou, de Raoul Peck, O Jovem Karl Marx. Este ano o Espaço das Artes plásticas recebe três exposições. Uma de medalhística, do escultor João Duarte; outra de pintura e escultura, na qual serão expostas obras de artistas como Ana Lima Neto, Acácio Malhador, Ana Teixeira e Alfredo Luz; e a apresentação do projecto Galdéria, baseado na disciplina de serigrafia.

Solidariedade e cultura
Este ano, os visitantes da Festa vão encontrar um Espaço Internacional maior, com mais área para convívio, lazer e descanso. A presença de dezenas de partidos e organizações comunistas e progressistas de várias partes do mundo é ponto assente, enriquecendo a Festa com a luta dos seus povos e a sua cultura.

O Espaço Internacional volta, assim, a ser palco da luta pela paz e expressão da frente anti-imperialista. Seja pela diversidade no programa do Palco Solidariedade, nos temas debatidos no Espaço de Debates, nos momentos de solidariedade que se realizam por toda a Festa – a Festa do Avante! é a grande festa da solidariedade Internacionalista!

«O Homem e a Natureza – Cooperação e conflito!» é o tema deste ano do Espaço Ciência, que inclui uma exposição central com elevado rigor científico e actualidade e proporciona a oportunidade para reflectir, debater e perspectivar sobre áreas do conhecimento próprias das ciências naturais e sociais. Localizado novamente junto ao lago, num pavilhão com linhas inovadoras e integradoras que pretendem cativar todos os visitantes que por ali passem, o Espaço Ciência terá uma vez mais demonstrações e experiências trazidas por especialistas e um local dedicado às crianças.

Pela variedade da oferta de obras de sempre ou novidades, dirigidas a leitores de todas idades e diferentes interesses, a Festa do Livro é de visita obrigatória. Neste ano, muitos olhos vão estar postos na vasta obra de Karl Marx, cuja actualidade atrai cada vez mais leitores, que tinha como máxima favorita «nada do que é humano me é estranho». Assim, há aí espaço para muitas expressões literárias: poesia teatro, ensaio e literatura para a infância. Pelo meio, conversas com autores, debates, apresentações, autógrafos, oficinas e, sobretudo, um grande convite à leitura e à reflexão. Oferta cultural está também presente no Espaço do Disco onde o visitante pode contactar com os artistas da Festa nas sessões de autógrafos e adquirir a sua merchandise.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: