Rumo à Festa sem barreiras

INCLUSÃO Ano após ano, tem aumentado a participação activa das pessoas com deficiência na Festa do Avante!. A 42.ª edição do maior evento político-cultural do País vai garantir a participação de todos nas milhares de realizações que ali vão acontecer, deste teatro ao desporto, cinema, artes plásticas, ciência, debates e espectáculos musicais, sem esquecer a gastronomia.

Porque esta é uma Festa de todos e para todos, há uma atenção especial ao acesso das pessoas portadoras de deficiência no recinto, de forma a garantir a sua presença enquanto visitantes e participantes. Essa participação ganhará em 2018 um novo impulso, destacando-se o alargamento do horário reservado ao desporto adaptado.

Acessibilidade
Este ano, a partir das 18 horas de sexta-feira, 7 de Setembro, estarão disponíveis mais transportes adaptados a partir de Lisboa (Praça de Londres), do Seixal (junto aos barcos) e de Almada (em Cacilhas) até ao interior do recinto. Para aceder a este serviço basta contactar o número geral da Festa ( 212 224 000) ou utilizar o email (geral@festadoavante.pcp.pt). A partir do dia 6 de Setembro pode ligar para o 967 216 567. Caso esteja nas imediações ou na estação de Foros de Amora (comboio), também pode contactar este serviço. As pessoas com mobilidade reduzida podem solicitar informações e apoio através do número 915 382 905.

Entretanto, mantém-se o estacionamento específico de viaturas próprias de pessoas com deficiência junto do Campo do Amora Futebol Clube. No terreno, a pavimentação das vias foi melhorada em 2017, facilitando a circulação de cadeira de rodas. No mapa do programa será indicado um percurso específico. Estão ainda a ser preparadas rampas de acesso às caixas multibanco.

Igualdade
A língua gestual continuará a ser utilizada no comício de domingo, às 18 horas, no palco 25 de Abril, permitindo assim que todos possam participar em condições de igualdade nesta grande realização política.

Nas filas para os restaurantes será cumprida a legislação sobre prioridades no atendimento. Nestes espaços existe ainda um esforço de adaptação da altura dos balcões e das caixas de pagamento, para que sejam acessíveis a todos. Devidamente assinaladas estão, também, as instalações sanitárias adaptadas.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: