Aconteu
Atletas medalhados nos Jogos do Mediterrâneo

Portugal concluiu a sua primeira participação nos Jogos do Mediterrâneo, com 24 medalhas, três de ouro, oito de prata e 13 de bronze.

A competição, que decorreu, entre os dias 22 de Junho e 1 de Julho, em Tarragona, Espanha, envolveu 232 atletas portugueses, em 29 modalidades, num evento que teve representações de 26 países.

Os triatletas Melanie Santos e João Pereira ganharam o ouro na prova de «sprint», feito igualmente alcançado pela equipa de hipismo composta por António Matos Almeida, Duarte Seabra, Luís Sabino Gonçalves e Rodrigo Almeida.

As medalhas de prata foram conquistadas por Joana Vasconcelos e Fernando Pimenta, na canoagem, em K1 500, Ana Catarina Monteiro, nos 200 metros mariposa, Liliana Cá, no lançamento do disco, Inês Monteiro, na corrida de cinco mil metros, Rui Bragança, no taekwondo (-80kg), pelo ciclista Domingos Gonçalves, no contrarrelógio, e Pedro Fraga, no remo (LM1x).

Ao bronze chegaram João Costa, no tiro com pistola de ar comprimido 10 metros, os nadadores Alexis Santos, João Vital e Diana Durães, nos 200 metros estilos, 400 metros estilos e 400 metros livres, respectivamente, o ciclista Rafael Silva, na prova de fundo, os judocas Anri Egutidze, Patrícia Sampaio e Júlio Ferreira, nas categorias de -81 kg, -78kg e -80kg, respectivamente, Teresa Portela, na canoagem (K1 200), assim como os irmãos Afonso e Dinis Costa, no remo (LM2x), a equipa feminina de basquetebol 3x3, que venceu a Sérvia, e as equipas masculinas de estafetas (4x100) e de ténis de mesa.


Dívida pública atinge novo máximo histórico

A dívida pública atingiu em Maio um novo máximo, em termos brutos, de 250,3 mil milhões de euros. Face a Abril, a dívida aumentou 0,3 mil milhões, incluindo os passivos nos instrumentos de numerário e depósitos, títulos de dívida e empréstimos, de acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal divulgado dia 1.

Os dados indicam a diminuição dos activos em depósitos das administrações públicas, em 1,1 mil milhões de euros, e o acréscimo de 1,4 mil milhões de euros da dívida pública líquida de depósitos em relação ao mês anterior, totalizando 226,3 mil milhões de euros.

O valor bruto da dívida pública (250 313 milhões de euros) superou ligeiramente o máximo anterior (250 296 milhões) registado em Agosto do ano passado.


Mota Soares distinguindo por revista internacional

O professor emérito da Universidade de Lisboa, Carlos Mota Soares, foi recentemente agraciado com a Medalha J. N. Reddy, atribuída pelo Conselho Editorial da Revista Internacional «Mechanics of Advanced Materials and Structures».

O professor catedrático, que se tornou o primeiro contemplado com esta distinção, criada este ano, considerou o galardão como «um reconhecimento de uma vida dedicada à investigação científica e ao ensino universitário público», segundo refere a página digital da instituição.

Esta foi mais uma distinção atribuída ao professor do Técnico, que anteriormente recebeu o doutoramento honoris causa pela Universidade do Porto (2017), a Medalha de Mérito de Ciência (2017) e o IACM Zienkiewick Award (2016), entre outros prémios.


Faleceu o filósofo Domenico Losurdo

O filósofo marxista Domenico Losurdo morreu, dia 28, aos 77 anos, vítima de doença incurável, recentemente descoberta.

Professor na Universidade de Urbino, em Itália, é autor de uma vasta obra sobre a filosofia clássica alemã, de Kant a Marx, sobre história contemporânea, em que desenvolve uma crítica do liberalismo, do capitalismo e do colonialismo, e reflecte sobre a construção do socialismo em vários países, designadamente na URSS, China ou Cuba. Foi um dos maiores pensadores dos estudos marxistas e da obra de Gramsci.


Jovem de 11 anos conquista ouro na dança

Carolina Costa, de 11 anos, conquistou quatro medalhas de ouro e uma de prata no «Dance World Cup», o maior concurso mundial de dança, que se realizou em Sitges, Barcelona, entre 22 e 30 de Junho.

A bailarina bracarense é actualmente aluna do Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchez, em Leiria, que conquistou 30 medalhas (ouro, prata e bronze), nas várias categorias e escalões em que participou. As escolas portuguesas obtiveram o terceiro lugar entre os 48 países que participaram na competição.



Resumo da Semana
Frases