Breves
Sector ferroviário

A recomendação proposta pelo PCP para que o Governo elabore um Plano Nacional de Material Circulante Ferroviário foi aprovada pela AR com os votos contra do CDS e a abstenção do PSD.

No texto defende-se o «lançamento imediato dos concursos mais urgentes», bem como a «inscrição no próximo Orçamento do Estado da previsão plurianual de investimentos a realizar».

Ao Executivo é sugerido que proceda ao «levantamento das necessidades de material circulante para a ferrovia nacional, no horizonte dos próximos 15 anos», e que privilegie a «aquisição de material com a máxima uniformização possível e evitando a multiplicação de séries e equipamentos».

Já a integração da EMEF na CP, recomendada em outro diploma também do PCP, foi rejeitada por PSD, PS e CDS.


Póvoa do Lanhoso e Amares

A necessitar de requalificação urgente estão também as escolas secundárias da Póvoa do Lanhoso e de Amares, em Braga, de acordo com o PCP que viu dois projectos de resolução pugnando por esse objectivo aprovados na AR. A votação foi a 22 de Junho e todas as bancadas votaram favoravelmente menos o PS que se absteve.


Cacela Velha

Uma outra recomendação do PCP obteve aprovação, desta feita por unanimidade, visando a intervenção urgente na Ria Formosa, na zona de Cacela Velha e da Fábrica, para «preservação do património ambiental e cultural e das actividades económicas que aí se desenvolvem».


Escola de Rebordosa

O Parlamento aprovou recentemente a recomendação ao Governo proposta pelo PCP para a requalificação da Escola Secundária de Rebordosa, em Paredes. Diplomas de sentido idêntico do BE, PSD e CDS foram também aprovados, todos com a abstenção do PS. São vários os sinais de degradação neste estabelecimento de ensino a funcionar há cerca de 30 anos, carecendo nomeadamente de intervenção urgente na sua cobertura.