Unicef diz que 11 milhões de crianças necessitam de ajuda
Nações Unidas defendem diálogo urgente no Iémen

DIÁLOGO O enviado do Secretário-geral da ONU para o Iémen, Martin Griffiths, manifestou a necessidade de se trabalhar com urgência para se restabelecer o diálogo entre as facções em guerra no país.

O alto representante das Nações Unidas para o Iémen considerou que se vive «um momento crítico» no país e que é preciso quanto antes uma solução que restabeleça a segurança e a estabilidade no porto de Hodeida.

«Isto é importante para criar condições positivas visando o reinício urgente das negociações políticas», insistiu Martin Griffiths.

Durante uma visita ao Iémen, no princípio de Julho, reuniu-se com representantes dos rebeldes hutis, incluindo o seu líder, Abdel Malek al-Houthi. «Todas as partes realçaram o forte desejo de paz e estão a colaborar com ideias para alcançar essa paz», declarou.

A guerra no Iémen afundou o país e, hoje, 11 milhões de crianças precisam de ajuda básica, anunciou entretanto a directora executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Henrietta Fore.

Após deslocar-se a Áden e à capital, Saná, a responsável mostrou-se alarmada com o sofrimento das crianças. «Os serviços sociais mal funcionam. A economia está arruinada. Os preços dispararam. Os hospitais foram danificados. As escolas converteram-se em refúgios ou foram ocupadas por grupos armados», resumiu.

Nas últimas semanas, a ofensiva militar da aliança encabeçada pela Arábia Saudita, com o apoio dos EUA, contra o porto iemenita de Hodeida tem gerado preocupação por parte da ONU, que receia o agravamento da catástrofe humanitária.

As forças do presidente Mansur Hadi, apoiadas pelos sauditas, atacaram o porto, no Mar Vermelho, por onde entram 70% das importações e a ajuda recebida pelo Iémen. A cidade continua em poder do movimento huti (xiita) Ansar Allah, que também controla amplas zonas do país, incluindo Saná, desde Setembro de 2014.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: