Breves
Defender Santiago do Cacém

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém considera que estão reunidas as condições para a reactivação da sala do Jardim-de-Infância de Vale de Água. O jardim-de-infância esteve suspenso no ano lectivo 2016/2017 por só existirem duas crianças em condições de frequentar o estabelecimento escolar, situação que actualmente não se verifica, com a inscrição de seis alunos.

A autarquia assegurará a colocação de pessoal auxiliar, as refeições escolares e as actividades de animação e apoio à família.


FAVO na Moita

No dia 12 de Julho, a Câmara Municipal da Moita inaugurou o Espaço FAVO – Fábrica de Artes Visuais e Ofícios, um novo equipamento colectivo resultante da reabilitação do edifício do antigo Mercado Municipal de Alhos Vedros, destinado a ser utilizado pelo movimento associativo do concelho e a acolher residências artísticas, oficinas e ateliês relacionadas com as artes visuais.

Recentemente, a autarquia CDU adquiriu uma viatura de transporte de crianças, adaptada também a pessoas com mobilidade reduzida.


Cripta de Alcácer do Sal

Segundo a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, a Cripta Arqueológica do concelho confirmou, no primeiro semestre de 2018, a tendência verificada nos dois anos anteriores: «um aumento exponencial no número de visitas, não só de turistas nacionais, mas também de estrangeiros».


«Diário da Contra-Revolução»

Várias dezenas de pessoas estiveram presentes, dia 13 de Julho, na apresentação do «Diário da Contra-Revolução», editado pela Associação Conquistas da Revolução (ACR), que decorreu no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal. A sessão foi dirigida por Henrique Mendonça, vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral da ACR. Intervieram, também, António Quintas e Américo Nunes, sindicalistas da CGTP-IN, dois dos 17 autores do livro.


Privatizações em Faro

Na Assembleia Municipal de Faro, PSD e CDS propuseram, dia 29 de Junho, a entrega da prestação de serviços na área do desporto e de manutenção e limpeza de instalações de gestão municipal a empresas privadas. A CDU votou contra.

Em nota de imprensa, a Comissão Concelhia de Faro do PCP contesta a «privatização encapotada» destes serviços. «Não só se verifica uma desresponsabilização da autarquia de um serviço que deverá ser público, como se estimula, por esta via, a precarização das relações laborais junto dos professores, técnicos e auxiliares», acentuam os comunistas.


Requalificar Loures

As condutas de abastecimento de água da localidade de Santo António dos Cavaleiros, Loures, vão ser remodeladas a partir de Setembro, num investimento previsto de cerca de três milhões de euros, anunciou, no dia 2 de Julho, a autarquia. Os trabalhos ficarão a cargo dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos (SIMAR) e irão desenvolver-se em três fases, ao longo de três anos.


Saúde para o Lorvão

Uma petição com mais de sete mil assinaturas para a criação de uma unidade de cuidados continuados integrados e de reabilitação nas instalações do antigo Hospital Psiquiátrico do Lorvão, no concelho Penacova, e a sua integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) foi entregue dia 11 de Julho na Assembleia da República.

O Movimento + Saúde para o Hospital de Lorvão, promotor da iniciativa, fez chegar uma cópia do documento ao assessor para a saúde do gabinete do Presidente da República.


Atentado em Fiães

Na Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, Filipe Moreira, eleito da CDU, informou que a ETAR das Ribeiras, em Fiães, tem libertado de forma constante águas por tratar no curso de água. Num requerimento apresentado no passado dia 12, a Coligação PCP/PEV considera que este é «um atentado à qualidade de vida dos moradores».