Aconteu
Petição exige fim das comissões bancárias

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Deco, entregou, dia 12, na Assembleia da República, uma petição que exige o fim das comissões bancárias sem serviço prestado.

A iniciativa, que reuniu 20 mil assinaturas, pretende que os deputados definam os actos que podem ser considerados serviços bancários e proíbam as demais comissões.

A lei permite a cobrança de comissões bancárias por «serviços efectivamente prestados», mas não clarifica o conceito de «serviço».

A petição considera que as comissões de manutenção de conta à ordem e de processamento da prestação do crédito à habitação são ilegítimas, dado não corresponderem «a qualquer serviço prestado pelo banco aos seus clientes».


Fortuna dos mais ricos equivale a 13% do PIB

A fortuna dos 45 indivíduos mais ricos de Portugal é superior a 24 mil milhões de euros, correspondendo a cerca de 13 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

A lista, elaborada pela revista Forbes para a edição de Julho/Agosto, é liderada pela família Amorim, cujos principais activos são a petrolífera Galp e a Corticeira Amorim, valendo 4502 milhões de euros.

Alexandre Soares dos Santos, dono da Jerónimo Martins e Walk’in Clinics, surge em segundo lugar com 3419 milhões de euros.

O terceiro empresário mais rico de Portugal é Vítor Manuel da Silva Ribeiro, cujos principais activos são a Alves Ribeiro Construção, o Banco Invest e a Mundicenter, proprietária e responsável pela gestão de oito centros comerciais, entre os quais o Amoreiras Shopping Center, em Lisboa.

Vasco de Mello, presidente do grupo José de Mello, que detém a José de Mello Saúde e a Brisa, é o quarto da lista da Forbes Portugal, com uma fortuna de 1179 milhões de euros.

Segue-se Pedro Mendonça de Queiroz Pereira, dono do grupo industrial da pasta e do papel Semapa, e do Hotel Ritz, com uma fortuna avaliada em 1129 milhões de euros.

Em sexto lugar estão Manuel Violas e Rita Violas e Sá, com 889 milhões de euros, cujos principais activos são o grupo Super Bock e a sociedade de investimentos turísticos Solverde.


Tiago Rodrigues vence Prémio Europa de Teatro

O director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, é um dos vencedores do Prémio Europa de Teatro – Realidades Teatrais, segundo decisão do júri, anunciada dia 11.

Em comunicado, a organização refere que o premiado tem «dado vida a uma nova forma pessoal de construir pontes entre cidades e nações, tanto na cooperação civil, como artística, entre diferentes povos», sendo um dos que «continuam a lutar por um novo Teatro Europeu, que vá além de qualquer barreira ou preconceito».

A distinção será entregue num evento que que decorrerá de 13 a 17 de Novembro, em São Petersburgo, na Rússia.


Festival de Almada homenageia Yvette Centeno

A escritora, professora e investigadora Yvette Centeno foi homenageada, dia 12, no 35.º Festival de Almada.

Cofundadora do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), do Centro de Investigação do Imaginário Literário e do Gabinete de Estudos de Simbologia da Universidade de Lisboa, Yvette Centeno foi ainda responsável por propostas dramatúrgicas para o Grupo Cénico de Direito da Universidade de Lisboa.

Licenciada em Filologia Germânica, dirigiu o Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte (Serviço Acarte), e foi consultora para a Educação e Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian.


Faleceu a actriz Laura Soveral

A actriz Laura Soveral faleceu, dia 12, aos 85 anos, em Lisboa. Trabalhou em teatro, cinema e televisão. Entre os muitos trabalhos que fez, participou no filme «Uma Abelha na Chuva» (1972), de Fernando Lopes, e em «Tabu», de Miguel Gomes (2015).

Foi galardoada com o Prémio Bordalo, da Casa da Imprensa (1968), e com o Prémio Sophia de Carreira (2014).

Viveu no Brasil onde fez parte do elenco de telenovelas, como por exemplo «O Casarão». De regresso a Portugal trabalhou nas companhias Teatro Aberto, na Cornucópia e A Barraca. Entrou ainda em filmes de Manoel de Oliveira, como «Francisca», «Vale Abraão» e «A Divina Comédia».

 



Resumo da Semana
Frases