A pesca e a agricultura são os principais problemas
Graves problemas na ilha do Pico

AÇORES O Coordenador Regional do PCP nos Açores, Vítor Silva, visitou no dia 6 de Julho o concelho de Vila das Lajes, na ilha do Pico, tendo contactado com trabalhadores, empresários e população locais.

Entre os variadíssimos problemas levantados – desde os baixos salários, o aumento do custo de vida e a precariedade – destacaram-se duas questões: os portos de apoio à actividade das pescas e a agricultura.

Acompanhado por militantes e activistas da Coligação PCP/PEV, Vítor Silva verificou a falta de investimento do Governo Regional nos portos da Calheta de Nesquim, do Calhau, da Manhenha e do porto da Vila das Lajes do Pico, que necessitam de melhorias e intervenções no âmbito do molho para criar melhores condições de navegação e para varar as embarcações.

Simultaneamente, no porto das Lajes do Pico – com um conjunto de empresários a inovarem e a criarem emprego, a desenvolver o concelho e a atrair cada vez mais pessoas e turismo – faltam instalações sanitárias e de abastecimento, entre outras situações gritantes.

Na agricultura, os problemas estendem-se à falta de manutenção dos caminhos agrícolas, sejam eles da responsabilidade do Governo Regional ou da Câmara Municipal, e ao baixo preço do litro de leite pago ao produtor. Os cortes nos fundos comunitários e a seca que está a afectar várias ilhas da Região estão a causar atrasos muito significativos na sementeira do milho.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: