Aconteu
Selecção portuguesa conquista 2.º lugar no europeu

A seleção portuguesa de hóquei em patins falhou a revalidação do título europeu, ao ser goleada por 6-3 pela Espanha, na final da 53.ª edição da prova, disputada, dia 22, no Palácio de los Deportes de Riazor, na Corunha, no país vizinho.

A formação lusa marcou primeiro, logo aos três minutos, por Gonçalo Alves, mas a selecção espanhola acabou por chegar ao intervalo a ganhar por 3-1, aumentando a vantagem na segunda parte, período em que Portugal ainda marcou dois golos.

A Espanha somou o 17.º título da sua história, mas a seleção portuguesa continua a liderar a lista de vencedores do campeonato, com 21 vitórias.


O «Espaço do Tempo» vence Prémio Gulbenkian

A Associação Cultural «O Espaço do Tempo», dirigida pelo bailarino e coreógrafo Rui Horta, com sede no Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, venceu Prémio Gulbenkian 2018 na área do conhecimento.

Criado em 2000, «O Espaço do Tempo» é um centro multidisciplinar de residência e experimentação artística, que possui seis estúdios equipados, assim como auditório e acolhe anualmente cerca de 400 artistas.

No valor de 50 mil euros, os prémios Gulbenkian distinguem projectos de relevo no âmbito das três áreas prioritárias de intervenção da Fundação Gulbenkian: Conhecimento, Coesão e Sustentabilidade.

Na cerimónia, realizada dia 20 de Julho, foram também distinguidos o projecto «É Uma Casa, Lisboa Housing First», da associação «Crescer Na Maior» (categoria de Coesão), e a cooperativa Coopérnico (categoria de Sustentabilidade).


Avelãs Nunes distinguido com honoris causa

António José Avelãs Nunes, professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), recebeu, dia 5 deste mês, o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Valladolid (Espanha), uma das mais antigas universidades europeias.

O título reconhece a «especial relevância que o professor Avelãs Nunes teve e tem como docente e investigador na área do Direito Económico e Comercial, amplamente reconhecido em Portugal e na esfera internacional».


Medalha de mérito cultural atribuída a Gastão Cruz

O poeta Gastão Cruz foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural em reconhecimento do inestimável trabalho de uma vida dedicada à poesia», anunciou, dia 19, o Ministério da Cultura.

Na mesma nota, a distinção é ainda justificada pela sua dedicação «à produção literária e à escrita, difundindo amplamente a Língua e a Cultura portuguesas, ao longo de mais de 50 anos».

Nascido em Faro e licenciado em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Gastão Cruz, de 77 anos, é autor de vários títulos de poesia e ensaio.


Morreu Altino do Tojal autor de «Os Putos»

O escritor e jornalista Altino do Tojal faleceu, dia 16, aos 78 anos, em Brunhais, Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga.

Trabalhou em diversos jornais, nomeadamente no Jornal de Notícias, O Século e depois no Comércio do Porto.

Como escritor destacou-se pela sua obra «Os Putos», que foi adaptada ao teatro, à televisão e à banda desenhada. Encetados na década de 1960, «Os Putos» foram um projecto que Altino do Tojal desenvolveu ao longo de várias décadas, com histórias de crianças de rua, definidas pelo escritor Urbano Tavares Rodrigues como «crianças sós, iludidas, deserdadas», vítimas da «máquina trituradora dos adultos acomodados à brutalidade, à estupidez pomposa, à intriga reles, ao senhor rei hábito».

Com mais de 30 edições, a obra é uma das mais editadas da literatura contemporânea portuguesa.

 



Resumo da Semana
Frases