Breves
Defender Lisboa

No domingo, 22 de Julho, os comunistas da Freguesia da Ajuda, em Lisboa, realizaram um Piquenique «Em defesa de Monsanto». Com várias dezenas de pessoas, a iniciativa contou com a presença e intervenção de Carlos Moura, vereador da CDU na Câmara Municipal de Lisboa.


Trabalhar em Alcácer do Sal

De forma a dar resposta a uma das necessidades prementes das associações e algumas entidades do concelho de Alcácer do Sal, a Câmara Municipal, no primeiro semestre de 2018, possibilitou a concretização de 112 viagens, realizadas em carrinhas, min-iautocarros de 28 a 19 lugares ou no autocarro de 55 lugares, sendo que em Janeiro foi o mês que menos deslocações ocorreram (14) e Maio o que registou mais (28).

Ainda segundo a autarquia, entre 14 e 19 de Julho, a estátua de Pedro Nunes, situada na Praça com o nome do matemático, foi submetida a trabalhos de restauro.


Parque requalificado na Moita

O Parque Infantil «Cantigas do Maio», na Baixa da Banheira, reabriu ao público com um novo piso e equipamentos reparados, por forma a garantir as melhores condições de segurança, em termos de superfície de impacto e dos próprios brinquedos, informou, dia 20 de Julho, a Câmara Municipal da Moita. A autarquia prossegue assim o seu programa de manutenção e melhoria das condições de uso dos 28 parques infantis existentes no concelho.


Intervir no Seixal

De 5 a 8 de Julho, o núcleo urbano antigo do Seixal transformou-se numa grande galeria de arte ao ar livre com a primeira edição do «À Babuja - O Festival de Street Art do Seixal».

No próximo sábado, 28, a Escola Básica de St.ª Marta de Corroios acolhe, às 15 horas, mais uma sessão do Fórum Seixal para apresentar e debater a área de reconversão da Quinta das Lagoas, em Amora.


Apoio financeiro em Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou, dia 18, em reunião pública, a atribuição de um apoio financeiro que permite aos agrupamentos de escolas adquirirem os livros de actividades para todos os alunos do 1.º ciclo em 2018/2019.


Intervir em Almada

Apresentada pela CDU, a Assembleia Municipal de Almada aprovou, no dia 28 de Junho, a moção «Pela melhoria da mobilidade e acessibilidade ao transporte público». O ponto 4, onde se exigia a abolição de portagens no IC32/A33 e Ponte 25 de Abril foi rejeitado com os votos contra de PS, PSD e CDS.


Defender os Açores

João Paulo Corvelo, deputado do PCP na Assembleia Legislativa dos Açores, apresentou um projecto de resolução que recomenda ao Governo Regional que inicie o processo negocial com os sindicatos representativos dos docentes nos Açores para o seu reposicionamento na carreira e a contagem integral do tempo de serviço prestado.


Direito à habitação no Porto

A cidade do Porto acolheu, sexta-feira, 20, uma marcha, promovida pelo movimento «Direito à Cidade», onde se exigiu a revogação da actual lei de arrendamento, mais fiscalização nos processos de arrendamento e habitação pública. Reclamou-se, também, a suspensão do licenciamento de novas unidades hoteleiras e de alojamento local, assim como medidas que verdadeiramente combatam a especulação imobiliária na cidade.


Feira do Livro de Sesimbra

Até ao dia 19 de Agosto, a Praça da Califórnia acolhe a Feira do Livro de Sesimbra, das 14 às 24 horas. Para além de uma grande diversidade de publicações, o certame apresenta ainda uma programação repleta de encontros com escritores e sessões de autógrafos.