Breves
PSD nega complemento na Madeira

Num encontro com largas dezenas de reformados e pensionistas, Leonel Nunes, dirigente do PCP, denunciou o facto de o PSD ter chumbado a proposta dos deputados comunistas para atribuição de um Complemento Regional de Reforma, de 65 euros, para aqueles que auferem rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional. «Nos Açores, por proposta da CDU, os reformados e pensionistas já recebem esse complemento há mais de 20 anos», informou.

No dia 29 de Julho, Ricardo Lume, dirigente e deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira, participou numa jornada de contacto com os reformados e pensionistas dos concelhos de Machico, Santa Cruz e Funchal. Nas iniciativas – para além da questão do complemento regional de reforma – foram dadas a conhecer outras propostas do Partido, chumbadas pelo PSD: construção de uma rede de lares de idosos; criação de uma ampla rede de equipamentos e serviços de apoio à terceira idade; maior resposta ao nível de equipamentos sociais para a população idosa.


Balanço em Ermesinde

Passados que estão dez meses de mandato na Junta de Freguesia de Ermesinde, a CDU fez o «balanço» do trabalho realizado pela gestão PS. «É tempo de arrepiar caminho e concretizar as promessas feitas na campanha eleitoral», afirma a Coligação PCP/PEV, lembrando que o PS tem 17 em 26 eleitos nesta freguesia e um presidente de Câmara que «não lhe é hostil e que, segundo o próprio, canalizou verbas e meios como nenhum o tinha antes feito». Entre outros exemplos, a CDU refere que as ruas da freguesia «continuam sujas, o lixo amontoa-se, as zonas ajardinadas carecem de manutenção».


Requalificação na Moita

A Câmara da Moita concluiu a primeira fase da requalificação do «Bairro da Caixa», na vila da Moita. A intervenção consistiu na definição de áreas de estacionamento e na reparação de pavimentos e caldeiras das árvores.


Centro de Treinos do Amora

Hoje, 2, tem lugar, às 18h30, no Parque Municipal do Serrado, concelho do Seixal, a sessão pública de assinatura do contrato-programa para a construção do Centro de Treinos do Amora Futebol Clube. A nova infra-estrutura permitirá melhorar as condições de treino das centenas de jovens atletas que treinam e jogam no clube.


Precariedade no trabalho

A JCP realizou, dia 21, no Guindalense FC, Porto, um debate sobre a precariedade no trabalho, particularmente no sector do turismo e restauração. A iniciativa foi precedida de duas acções de contacto na baixa do Porto.


Alerta em Santa Maria da Feira

José Luís Ferreira, deputado do Grupo Parlamentar «Os Verdes», interrogou o Governo sobre as «degradações» e «decomposições» nas antigas pedreiras de Lourosa, em Santa Maria da Feira.

Na pergunta entregue na Assembleia da República, em Julho, o ecologista quer saber se o Ministério do Ambiente tem «conhecimento da situação relatada», «têm sido realizadas acções de monitorização» dos abatimentos, que «medidas estão a ser tomadas para minorar o risco» e que «custos poderão acarretar a solução» dos problemas e qual o «motivo para não ter sido construído o geoparque Mineral Park – Janelas para o Passado, um polo de educação ambiental».


Feira do Livro no Torrão

Até ao dia 11 de Agosto, tem lugar, das 21 às 23 horas, numa das salas da antiga escola primária n.º 1 da vila do Torrão, Alcácer do Sal, a XVII Feira do Livro «Universo em Festa». Em simultâneo, o Jardim Público do Torrão recebe animações noturnas, que vão desde marchas infantis e ballet a cantares alentejanos e pintura, havendo ainda quermesse, pinturas faciais, modelagem de balões, entre outras surpresas.