Aconteu
Portugal conquista quarto título europeu de sub-19

A selecção portuguesa de futebol de sub-19 conquistou, dia 29, o título europeu, ao vencer a Itália, por 4-3, após prolongamento do jogo da final da competição que decorreu Finlândia.

Esta foi a quarta vez que vez que a selecção alcançou o título no escalão, depois dos triunfos em 1961, 1994 e 1999.

No prolongamento, João Filipe colocou a selecção lusa em vantagem, mas aos 108 Gianluca Scamacca voltou a empatar. Um minuto depois Pedro Correia marcou o tento da vitória.

No historial da competição, Portugal sucede à Inglaterra que tinha batido a selecção nacional na final do torneio de 2017.


Funcionários públicos abaixo da média da UE

A percentagem de funcionários públicos em Portugal, em relação ao número total de trabalhadores, fixou-se em 15 por cento em 2016, abaixo da média europeia (16%), segundo os dados divulgados, dia 23 de Julho, pelo Eurostat.

Portugal foi o quinto estado-membro com uma menor percentagem de funcionários públicos, muito longe da Suécia, que liderou a lista (29%), seguida pela Dinamarca (28%), Finlândia (25%), Estónia (23%), Lituânia (22%), França (22%) e Hungria (22%).

De acordo com o Eurostat, desde 2000 e até 2016, a percentagem de emprego público tem-se mantido «mais ou menos estável», entre os 15 e os 17 por cento do total de trabalhadores.

O gabinete europeu esclareceu ainda que a definição de emprego público utilizada agrega funcionários públicos e outros trabalhadores do Estado, a nível local, regional e nacional, bem como as forças armadas.


Canoísta vence mundial de juniores

A canoísta portuguesa Maria Rei sagrou-se, dia 27, campeã do mundo júnior em K1 1000, em prova disputada em Plovdiv, Bulgária, ao cumprir a distância em 4.15,613 minutos.

Na final, a jovem atleta bateu a húngara Olga Bakó por 1,3 segundos e a bielorrussa Alina Neumiarzhytskaya por 1,523, segunda e terceira classificadas, respectivamente.


Cemitério medieval encontrado em Lisboa

Uma equipa de arqueólogos encontrou pelo menos 20 corpos em sepulturas da época medieval, em Lisboa.

O cemitério foi encontrado na zona entre o Martim Moniz e a rua da Madalena, na freguesia de Santa Maria Maior, em 26 de Junho, no âmbito de um trabalho de registo e diagnóstico arqueológico, realizado antes da instalação de ecopontos.

Os corpos «serão de gente do povo, com menos meios, porque estavam enterrados só em terra», indicou a arqueóloga Sónia Ferro.


Descoberto lago em Marte

Sinais recolhidos durante três anos pelo radar da sonda europeia Mars Express indiciam a presença no «planeta vermelho» de um lago muito semelhante aos encontrados debaixo do gelo da Antártida e da Gronelândia.

Segundo um artigo publicado, dia 25 de Julho, na revista científica Science, da autoria de investigadores italianos, a massa de água está situada debaixo de uma camada de gelo, tem um diâmetro de 20 quilómetros e constitui a maior reserva de água até hoje descoberta naquele planeta.

 



Resumo da Semana
Frases