Breves
SANTARÉM
PCP aprofunda conhecimento sobre saúde no distrito

O Estado do Serviço Nacional de Saúde é para o PCP um tema de extrema importância. António Filipe, deputado do PCP na Assembleia da República e outros dirigentes regionais realizaram dois encontros, a 25 de Julho, com a Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo e com a delegação regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

No Hospital de Santarém foram recentemente contratados cerca de 20 enfermeiros e feito o anúncio de abertura de concurso para mais 80, mas estes números não respondem às necessidades apuradas que apontam para a falta de 210.

Mantêm-se também problemas relativos às condições de trabalho dos profissionais, particularmente no que toca à excessiva carga horária a que estão submetidos, bem como ao não descongelamento das carreiras.

A necessidade urgente de se avançar com as obras do Bloco Operatório já motivou uma pergunta do Grupo Parlamentar ao Ministério da Saúde, tendo em conta que este é um elemento de maior valia e necessidade para a prestação de cuidados daquela unidade.

Em comunicado a DORSA reafirmou a «necessidade do actual Governo do PS avançar com mais investimento e valorização dos profissionais da saúde, apelando a todos os trabalhadores, bem como aos utentes em geral para que se unam e lutem pela resolução dos graves problemas que se continuam a fazer sentir.»


LAMEGO
Jardim de Infância de Sande vai continuar aberto devido à luta

A decisão de encerramento do jardim de infância de Sande, afirmada como irreversível pela Câmara Municipal, foi revogada perante a luta determinada de encarregados de educação, professores e funcionários, junta de freguesia e população em geral. Este estabelecimento de ensino manter-se-á aberto no próximo ano letivo.

Sande conquista uma importante vitória no combate à desertificação, na manutenção de um serviço público essencial e na defesa da qualidade de vida das crianças em idade pré-escolar e afirma, na prática, o princípio de que quando o povo está unido, nada o pode vencer.

O PCP desde a primeira hora abraçou e deu todo o seu apoio a esta justa causa, com contactos regulares e acompanhamento directo e próximo, incluindo visitas de dirigentes regionais, de elementos da Comissão Concelhia e da deputada à Assembleia da República, Ângela Moreira.

A Comissão Inter-concelhia de Lamego do PCP saúda a «mobilização da população de Sande que resultou num abaixo-assinado com cerca de mil assinaturas e todas as demais iniciativas que contribuíram de maneira decisiva para este ansiado desfecho», lê-se no comunicado dirigido à população.