PCP em defesa da produção leiteira

O PCP voltou a manifestar a sua solidariedade para com os produtores de leite nacionais após, dias antes, ter sido anunciada mais uma redução no preço do leite. Numa nota de imprensa a 9 de Agosto, realçado é o facto de esta redução contribuir «para o rumo de destruição» do sector, situação para a qual os comunistas há muito vêm a alertar.

O PCP chama ainda atenção para o conjunto de medidas aprovadas na AR por iniciativa sua - e ainda por concretizar -, nomeadamente a Resolução recomendando ao Governo o apoio à produção leiteira nacional,bem como o combate à especulação das grandes distribuidoras, com reposição de um regime de regulação da produção e comercialização e intensificação da fiscalização. A resolução pugnava ainda pelo encetar de «diligências junto de outros Estados» da UE, de modo a «criar condições para a discussão e iniciativa política para a reposição de um regime de regulação da produção e comercialização de leite».

A solução não passa pela promoção do abandono da produção, mas sim por opções de desenvolvimento da produção nacional, reclamando uma intervenção do Governo, quer através de medidas concretas imediatas de apoio aos produtores em condições mais graves, quer «pela intervenção no quadro do debate da Reforma da PAC», defende o PCP.

Na nota de imprensa é ainda recordado que o PCP também propôs recentemente na AR uma audição conjunta dos elementos da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Alimentar (PARCA), proposta já debatida em Comissão de Agricultura e Mar sem que, no entanto, dela tivesse saído qualquer data.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: