Victor Silva

Faleceu no dia 8 de Agosto, aos 81 anos, o camarada Victor Pedro da Glória Silva. Trabalhador bancário, foi um activista e dirigente sindical prestigiado, nomeadamente no Sindicato Nacional dos Empregados Bancários de Lisboa e, nessa qualidade, participou na fundação da Intersindical Nacional.

Tendo abraçado desde cedo a luta antifascista, nomeadamente com a participação no III Congresso da Oposição Democrática em Aveiro, Victor Silva aderiu ao PCP antes do 25 de Abril e foi durante muitos anos membro da Direcção do Sector dos Bancários da DORL. Nos últimos anos a sua principal actividade esteve ligada à Secção Internacional onde com grande sentido de responsabilidade e competência cumpriu as múltiplas tarefas que lhe foram atribuídas, combinando a firmeza na defesa da orientação do seu partido de sempre com grande sensibilidade para o trabalho de unidade em torno de objectivos concretos de carácter democrático, anti-fascista, anti-imperialista, de solidariedade com os povos.

Victor Silva desenvolveu actividade no plano associativo e cultural, mas foi na frente da luta pelo Desarmamento e a Paz e da Solidariedade Internacionalista que assumiu particulares responsabilidades, tendo sido durante muitos anos membro da Direcção do Conselho Português Para a Paz e a Cooperação (CPPC) de que foi Vice-Presidente. Actualmente, integrava a Direcção do Movimento Pelos Direitos do Povo Palestiniano e pela Paz no Médio Oriente (MPPM).

Como sublinhou o camarada Albano Nunes, da Comissão Central de Controlo, no elogio fúnebre em nome da Direcção do PCP, Victor Silva foi «um camarada e um amigo com uma vida de dedicação militante e desinteressada à defesa das aspirações e direitos dos trabalhadores, à causa da Paz e da Solidariedade com todos os povos vítimas da ingerência e agressão do imperialismo, à luta pela Liberdade, a Democracia e o Socialismo».

 




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: