Breves
Utentes exigem respostas

Os utentes do Litoral Alentejano continuam à espera de uma reunião, já solicitada e com carácter de urgência, aos ministros da Saúde e das Finanças com o objectivo de resolver os problemas que afectam, há tantos anos, os serviços de saúde na região.

Na Assembleia Municipal de Santiago do Cacém, de 18 de Maio, foi aprovada por unanimidade, uma resolução, elaborada pelos utentes, onde se reivindica – para além da reunião com os membros do Governo – um médico pediatra de apoio ao Serviço de Atendimento à Criança Doente, 24 horas/todos os dias; a admissão imediata de enfermeiros, médicos, assistentes operacionais e assistentes técnicos; o restabelecimento da totalidade de vagas dos vários serviços do Hospital do Litoral Alentejano.

Exige-se, também, a criação de condições para o cumprimento dos tempos máximos de resposta nas consultas, cirurgias e exames complementares de diagnóstico das várias especialidades; a construção do centro de saúde de Santiago do Cacém; a beneficiação da Extensão de Saúde de Vila Nova de Santo André.


«Voz da Terra» em Coimbra

Dirigentes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) distribuíram, dia 7 de Agosto, na Feira dos 7, em Coimbra, a «Voz da Terra», a revista dos agricultores.


L1B com sede no Seixal

No dia 28 de Julho, foi inaugurada a sede da associação cultural L1B, no Largo da Igreja do Seixal. Este novo espaço contará com uma galeria/oficina dinâmica e aberta ao público, local onde se irão desenvolver e criar os trabalhos.


Valorizar Évora

A Câmara Municipal de Évora adjudicou, recentemente, uma empreitada de conservação dos chafarizes do Rossio de S. Brás, de Alconchel e do Largo dos Mercados. Os trabalhos têm um prazo previsto de quatro meses e um custo de mais de 70 mil euros.


Alertas em Viseu

Reconhecendo à Câmara Municipal de Viseu e aos outros municípios legitimidade para a constituição da Águas de Viseu, EIM, SA, Filomena Pires, eleita da CDU na Assembleia Municipal, órgão que esteve reunido no dia 1 de Agosto, frisou que a empresa «não serve nem os interesses dos municípios, nem os dos trabalhadores municipais afectos a esta actividade e muito menos servirá os interesses dos munícipes». Na argumentação, a eleita da Coligação PCP/PEV– que votou contra tal proposta – alertou para o «aumento do preço da água e do saneamento» e para a «precarização dos vínculos laborais dos trabalhadores».


Defender Coimbra

A propósito das notícias sobre a construção de um complexo desportivo no Vale das Flores, em Coimbra, a CDU recorda que, quer na Câmara Municipal, quer na Assembleia Municipal, manifestou-se inequivocamente e por diversas vezes contra a cedência de direito de superfície a privados daquele local. Para os comunistas e ecologistas, compete à autarquia «assumir a construção e gestão de equipamentos» como o que está em causa, de «manifesto interesse público e edificado em terrenos municipais».


Contactos em Gaia

No dia 31 de Julho, Olga Dias e José Carlos, da CDU, contactaram com a Direcção do Clube Desportivo do Torrão, no concelho de Vila Nova de Gaia. Do encontro ressaltou a necessidade sentida pelas colectividades desportivas de Santa Marinha e São Pedro da Afurada de terem um campo nas instalações do Quartel da Serra do Pilar, questão que já foi colocada à Junta de Freguesia e Câmara Municipal pela Coligação PCP-PEV.


Canoagem na Moita

Até 31 de Agosto, a Câmara Municipal da Moita está a proporcionar a toda a população – crianças, jovens e adultos –, a oportunidade de experienciar, gratuitamente, a prática de canoagem, na Praia Fluvial do Rosário. Para mais informações (dia e hora) consultar www.cm-moita.pt.