Aconteu
Faleceu Rui Alarcão ex-reitor da UC

O ex-reitor da Universidade de Coimbra (UC), Rui Alarcão, morreu dia 19, aos 88 anos, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde se encontrava internado.

Nascido em 1930, o professor universitário de Direito foi reitor da UC entre 1982 e 1998. Jurista brilhante, grande defensor da autonomia universitária e cidadão empenhado na causa pública, foi conselheiro de Estado (1986-1996), membro do Conselho Nacional do Ensino Superior, do Conselho Nacional de Educação e presidente da Fundação das Universidades Portuguesas.


Número de funcionários públicos abaixo de 2011

O número de funcionários públicos voltou a aumentar no segundo trimestre do ano para 675 320, um crescimento de 1,1 por cento face ao mesmo período do ano passado e de 0,1 por cento em relação ao trimestre anterior.

Assim, no final de Junho havia mais 7304 trabalhadores da Administração Pública do que há um ano e mais 904 do que há três meses.

No entanto, os dados da Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP), divulgados dia 14, mostram que, comparando com 31 de Dezembro de 2011, o número de funcionários caiu 7,2 por cento, uma redução de 52 465 postos de trabalho.

Os municípios, com um acréscimo de emprego de 1200 postos de trabalho, apresentaram o maior contributo para o crescimento do emprego público, nas carreiras de assistente operacional, assistente técnico e técnico superior.


Aretha Franklin a «Rainha do Soul»

A cantora norte-americana Aretha Franklin, apelidada de «Rainha da Soul», morreu, dia 16, aos 76 anos, vítima de cancro do pâncreas.

Considerada uma das melhores cantoras de sempre, que se celebrizou com êxitos como «Respect» ou «(You make me feel like) a natural woman», vencendo 18 Grammys ao longo de uma carreira de seis décadas, destacou-se também como activista pelos direitos civis e pela igualdade racial nos Estados Unidos. Em 1968 cantou no funeral de Martin Luther King.


Phil Mendrix virtuoso da guitarra

O músico português Filipe Mendes, conhecido artisticamente como Phil Mendrix, faleceu, dia 14, aos 70 anos, vítima de cancro.

Em comunicado a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) manifestou o seu pesar pela morte do artista, revelando que o seu desaparecimento interrompeu a edição de um disco em sua homenagem, apoiado pela SPA.

A cooperativa de autores refere ainda que distinguiu o músico, em Novembro passado, com a Medalha de Honra, salientando que era considerado «um dos maiores guitarristas de sempre da música portuguesa».

Tendo fundado a banda Os Chinchilas, em 1964, Phil Mendrix fez parte de outros agrupamentos, nomeadamente, dos Irmãos Catita, Ena Pá 2000 e Corações de Atum.


Samir Amin uma voz anti-imperialista

O economista franco-egípcio, Samir Amin, um dos impulsores do Fórum Social Mundial, faleceu, dia 12, aos 86 anos de idade.

Foi um dos pensadores neomarxistas mais reconhecidos do movimento contra a globalização capitalista, tendo publicado diversos livros em que analisa as relações de dominação entre as principais potências imperialistas e os países subdesenvolvidos.

Nascido no Cairo em 1931, fez os seus estudos universitários em Paris, a partir de 1941, onde viria a doutorar-se em 1957, com a tese «As Origens do Subdesenvolvimento – A Acumulação capitalista à escala Mundial».



Resumo da Semana
Frases