Encontros de luta, história, cultura, tradições, conquistas e aspirações
Espaço Internacional com mais área e novo desenho

SOLIDARIEDADE Em 2018, o Espaço Internacional está maior e tem um desenho renovado, afirmando-se como incontornável ponto de encontro dos que persistem na luta, pela paz, a soberania e o progresso social, contra o imperialismo e a guerra.

Este ano, os visitantes da Festa do Avante! encontrarão um Espaço Internacional renovado, maior, com mais espaço de descanso e lazer, mais área de convívio e confraternização. Aqui espera-os todo um mundo para explorar em três dias irrepetíveis.
A solidariedade internacionalista, particularmente nas batalhas contra a guerra e em defesa da paz, merece todo o destaque na actualidade mundial que aqui se apresenta.
Com stands próprios ou pela voz das suas delegações, aqui estarão presentes dezenas de partidos comunistas e forças progressistas. Trazem a Portugal a sua experiência, a sua informação e opinião, a sua luta, em discurso directo e sem os filtros e o silenciamento das multinacionais da comunicação. Trazem até nós, na primeira pessoa, testemunhos de sofrimento e dificuldades, de resistência, mas também de avanços e vitórias. Trazem a cultura, a arte, a história, as tradições, a gastronomia dos seus povos, com a genuinidade que consegue vencer a distância. Trazem-nos a sua alegria, a sua confiança e a sua solidariedade para com a luta dos comunistas e do povo portuguẽs.
Organizações e activistas que, em Portugal, mantêm acção persistente e constante pela paz e a solidariedade internacional, contra o imperialismo e a guerra e pela amizade dos povos continuam a ter aqui stands próprios: o Espaço da Paz, a Associação de Amizade Portugal-Cuba e a Associação Iúri Gagárin.
Num auditório específico, vão ter lugar debates com dirigentes do PCP e de organizações convidadas, sobre temas e geografias que merecem destaque. No Palco Solidariedade, dezenas de artistas de vários estilos e percursos demonstrarão mais uma vez que a cultura é, também ela, instrumento de luta e resistência.
O Espaço Internacional enriquece a Festa. E quem visitar o Espaço Internacional certamente sairá mais enriquecido.
Este espírito internacionalista vai alargar-se a espaços de organizações regionais (Porto, Santarém, Coimbra, Lisboa, Alentejo, Setúbal, Aveiro e Algarve), onde vão ocorrer momentos de solidariedade, com participação de membros das delegações estrangeiras.
Na Festa e no seu Espaço Internacional ganham mais força os laços de amizade e fraternidade que unem todos os que partilham os valores da paz e da liberdade no Mundo, os valores da amizade e da solidariedade entre todos os povos.

O Mundo na Festa

Está prevista a presença de representantes de mais de meia centena de partidos comunistas e operários e organizações progressistas de todos os continentes.

Neste momento, estão confirmados os seguintes stands próprios no Espaço Internacional (ordem alfabética dos países): A Esquerda (Alemanha), MPLA (Angola), Partido Comunista da Bolívia, Partido Comunista do Brasil, Partido dos Trabalhadores (Brasil), PAICV (Cabo Verde), Partido Comunista do Chile, AKEL (Chipre), Partido Comunista da China, Partido Comunista Colombiano, Partido Comunista de Cuba, Partido Comunista de Espanha, Comunistas da Catalunha, Bloco Nacionalista Galego, Partido Comunista Francês, Partido Comunista da Grécia, PAIGC (Guiné-Bissau), Partido do Povo do Irão, Partido dos Trabalhadores da Irlanda, Partido Comunista Italiano, Partido da Refundação Comunista (Itália), Partido FRELIMO (Moçambique), OLP (Organização de Libertação da Palestina), Frente Popular de Libertação da Palestina, Partido Comunista Peruano, Partido Comunista Britânico, FRETILIN (Timor-Leste), Partido Comunista da Turquia e Partido Comunista do Vietname.

Espaço de Debates

SEXTA-FEIRA, 7
21h30 Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos

SÁBADO, 8
11h00 Um mundo em mudança – desenvolvimentos e tendências de fundo na situação internacional
15h00 II Centenário de Karl Marx – «A questão, porém, é transformá-lo»
18h00 Médio Oriente – Agressão imperialista e a luta pela paz e a soberania
21h30 O capitalismo no banco dos réus – O mundo e a crise do capitalismo

DOMINGO, 9
14h30 América Latina – A luta continua

Programação do Palco Solidariedade

SEXTA-FEIRA, 7
21h00 Rap Reality Society by Filla
22h30 CataVentos
24h00 Movimiento Cumbiero de Liberación

SÁBADO, 8
15h00 Fabiola Moroni
16h30 Hill’s Union
18h00 «No Pasarán» - Acto político-cultural de solidariedadecom os povos da América Latina
20h00
Funil & Abelhinha
21h00 Plantada
22h30 Farra Fanfarra
00h00 Rosa Mimosa Y Sus Mariposas

DOMINGO, 9
15h00 «Palestina vencerá! Paz no Médio Oriente» - Acto político-cultural de solidariedadecom a Palestina e pela Paz no Médio Oriente
16h30
Colectivo Do Lado de Lá
20h00 Fast Eddie Nelson
22h00 47 Soul

Momentos de Solidariedade
nos espaços das organizações regionais

SÁBADO, 8
11h00 Coimbra
Colômbia - Pela paz e a democracia
11h30 Porto
Venezuela Bolivariana – Resistir e avançar
11h30 Santarém Saara Ocidental independente e soberano! Fim à ocupação!
15h00 Lisboa Palestina vencerá!
15h30 Alentejo Brasil – Lutar pela democracia! Liberdade para Lula!
18h00 Setúbal África é dos seus povos!

DOMINGO, 9
15h00 Aveiro Ucrânia - Não ao fascismo! Pela liberdade e a democracia!
16h
00 Algarve Viva Cuba Socialista! Fim ao bloqueio!

Artes da China

Da República Popular da China para a Festa do Avante! virá um grupo de quase três dezenas de artistas da Província de Shanxi.
O espectáculo será uma mostra da cultura tradicional chinesa, incluindo dança, ópera, magia, acrobacias e execução de instrumentos musicais (como pipa, zheng, suona e huqin).

SÁBADO, 8, 18h00 no Avanteatro
DOMINGO, 9, 14h30 no Auditório 1.º de Maio

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: