A originalidade da Festa continua em alta
Uma Festa para todos, com mais alegria

PROGRAMA Esta segunda-feira, num dos locais da Quinta da Atalaia, com melhor vista sobrea Festa do Avante! para e a baía do Seixal, teve lugar a conferência de imprensa de apresentação do programa integral dos dias 7, 8 e 9 de Setembro da Festa.

A conferência, na qual estiveram presentes Alexandre Araújo, membro do Secretariado do Comité Central do PCP, e Ruben de Carvalho, membro do Comité Central e da direcção da Festa do Avante!, contou também com um grande conjunto de artistas, que farão desta edição, à semelhança de todas as anteriores, mais uma Festa memorável.

Com o programa integral finalmente apresentado, torna-se claro, uma vez mais, a importância da Festa do Avante! no panorama cultural do País. Um novo ano, uma nova edição que prima pela grande abrangência dos géneros musicais, desde o Jazz até ao Metal Industrial.

Para além do grande destaque dado à música (serão cerca de 12 palcos com cerca de 175 iniciativas), a programação abrange muitos outros espectáculos, nomeadamente, 11 peças de teatro, 8 filmes (com a predominância do cinema português e de animação) e mais de 40 modalidades desportivas. Acrescentam-se ainda várias exposições e cerca de 70 debates com diversos temas. A Festa também se salda pela sua grande variedade gastronómica e artesanal, com mais de 100 restaurantes e bares espalhados por todo o recinto e pelo conjunto das organizações regionais do PCP que de igual modo estarão presentes com os seus pavilhões. A ciência será outro dos aspectos que estará presente na Quinta da Atalaia.

A Festa é para todos!

Neste ano foram notáveis as melhorias que se introduziram ao conjunto de acessibilidades ao recinto. Uma delas é o comboio que circulará pelo recinto para facilitar a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida. «A Festa do Avante! é um espaço que procura de ano para ano melhorar e oferecer melhores condições para quem a realiza e para todos aqueles que nela participam», referiu Alexandre Araújo, acrescentando: «Fazemos um esforço no sentido de oferecer a todos aqueles que nos visitam um conjunto de serviços e de melhorias no plano das acessibilidades, para tornar mais fácil o caminho até à Festa, e para aqui permanecer durante três dias com todas e com as melhores condições».

«Vamos caminhando alegremente para os 50 anos» – afirmou Ruben de Carvalho, um dos responsáveis pela programação da Festa desde 1976. No 42.º aniversário da Festa do Avante!, a sua originalidade continua em alta. «A Festa, naturalmente, renova-se mas sem perder a sua identidade que lhe é tão característica». O dirigente comunista apontou ainda, antes de finalizar a sua intervenção, alguns dos aspectos que, para ele, valorizam a Festa na agenda cultural nacional: a igualdade entre todos os géneros musicais seja com o jazz, com o fado ou com a música erudita e a predominância da música portuguesa em convivência com grupos de renome estrangeiros.

Concerto para bebés na Festa

Esta edição da Festa do Avante! trará uma novidade para a programação infantil com a estreia do Concerto para bebés. Rita Grácio, produtora da Companhia Musicalmente, presente na conferência de imprensa, explicou o conceito deste projecto. Trata-se de um programa musical muito vasto, que aborda alguns compositores como Monteverdi, Mozart, Bach e algumas músicas tradicionais portuguesas, que chega por vezes, a ter entre 40 a 50 temas de dois ou três minutos, construídos especificamente para o público alvo que são os bebés.

«A Festa do Avante!, é exactamente isso, uma festa! Uma celebração musical com pessoas que estão em conjunto, famílias. Acho que é aí que nós nos inserimos muito bem. Podemos responder não só ao público bebé mas ao público de família. Acho que é um momento em que todos podem celebrar em conjunto, um momento musical com muita qualidade. Estamos muito felizes por estar cá, num espaço tão maravilhoso como este!»






 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: