Marjan Sarec investido primeiro-ministro da Eslovénia à frente de governo minoritário

O antigo actor Marjan Sarec, de 40 anos, foi investido, dia 17, primeiro-ministro da Eslovénia, à frente de um governo de coligação minoritária, formada por cinco partidos, que conta com o apoio parlamentar do partido Levica (Esquerda).

O Levica, fundado em Junho de 2017, na base da coligação eleitoral «Esquerda Unida», obteve 9,3 por cento dos votos e nove deputados nas legislativas realizadas a 3 de Junho último. Embora não integre o governo, o seu voto favorável contribuiu para a investidura de Sarec, cuja coligação conta apenas com 43 deputados num hemiciclo de 90 assentos.

O opositor directo de Sarec é o conservador Janez Jansa, do Partido Democrático Esloveno, que apesar de ter vencido as eleições foi incapaz de reunir apoio maioritário no parlamento.

Marjan Sarec apresentou-se às eleições numa lista com o seu próprio nome. Foi o segundo mais votado, com 12,6 por cento dos votos e 13 deputados, sucedendo agora a Miro Cerar, do Partido Centro Moderno, que é um dos seus parceiros de coligação.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: