Breves
São Paulo recebe II Festival Lula Livre

A segunda edição do Festival Lula Livre realiza-se no domingo, 2 de Setembro, em São Paulo, na avenida Paulista. O encontro cultural, que terá edições em outras capitais estaduais, integra a campanha eleitoral da Frente Brasil Popular, que aglutina mais de 80 movimentos sociais. Também haverá uma programação para o feriado nacional de 7 de Setembro, que assinala o dia da independência do Brasil, revelou o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile. O I Festival Lula Livre teve lugar a 28 de Julho no Rio de Janeiro e reuniu mais de 60 mil pessoas para exigir a libertação do ex-presidente.


Trabalhadores defendem economia

O Congresso Constituinte dos Trabalhadores da Venezuela realiza-se a 31 de Agosto e 1 de Setembro, em Caracas, para apresentar propostas que fortaleçam o programa de recuperação económica. O dirigente sindical Franklin Rondón revelou que o encontro analisará os nove pontos que o presidente Nicolás Maduro propôs para o equilíbrio financeiro dos venezuelanos. Como parte do acompanhamento pelos trabalhadores do programa impulsionado pelo Estado, Rondón indicou que estão a ser adoptadas medidas em todo o país para a defesa dos preços dos 25 produtos acordados entre o governo e as empresas da agro-indústria.


Director do PNUMA visitou Pyongyang

O director executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e secretário-geral adjunto da ONU, Erik Solheim, visitou a República Popular Democrática da Coreia (RPDC). O diplomata norueguês foi recebido por altos dirigentes do Estado coreano, como o vice-presidente do presidium da Assembleia Popular Suprema, Kim Yong Dae. Solheim manifestou o apoio da ONU ao processo de paz em curso visando o desanuviamento na península da Coreia e considerou adequados os programas ambientais da RPDC, nos quais a cidadania desempenha um papel preponderante.