- Edição Nº2335  -  30-8-2018

As mulheres e o trabalho» em exposição na Moita

TRABALHO Até ao dia 29 de Setembro, está patente na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, a exposição «As mulheres e o trabalho – A indústria do vestuário no concelho da Moita».

Produzida pela autarquia e inaugurada a 16 de Agosto, a exposição foca as mulheres que trabalharam na indústria das confecções de vestuário, centrando-se, particularmente, na profissão de costureira, a mais representativa do sector, e traça uma panorâmica geral sobre a inserção da mulher no mundo do trabalho, desde o trabalho em casa, como doméstica, ao trabalho na agricultura, e do trabalho nas fábricas de cortiça ao trabalho na indústria de vestuário.

A discriminação laboral das mulheres e as lutas que desenvolveram por mais direitos e pela sua emancipação são também retratadas nesta mostra, que aborda ainda a instalação das primeiras fábricas do sector, as fábricas de sola da Moita e do Rosário e a fábrica de chita e de estamparia de Alhos Vedros, localizada na Quinta de S. Pedro, no final do século XVIII.

Segundo a autarquia, «as fábricas encerraram mas ficaram as memórias de um tempo de trabalho, da camaradagem, da solidariedade, da vivência de lutas difíceis, da partilha de tristezas e alegrias, de formas de ser e de sentir, que não se esquecem».

A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado das 10h00 às 19h00. Para visitas guiadas em grupo (mínimo 10 pessoas) é necessária marcação prévia, através do 210817048 ou do div.cultura@mail.cm-moita.pt. A entrada é gratuita.