Governo Regional é obstáculo ao desenvolvimento dos Açores

O Coordenador Regional do PCP nos Açores, Vítor Silva, acompanhado por militantes e apoiantes da CDU, realizou, nos dias 24 e 25 de Agosto, um conjunto de visitas, contactos e reuniões no concelho das Lajes do Pico.

Em nota de imprensa, a Coligação PCP/PEV acusou o Governo Regional e o PS/Açores de estar «há demasiado tempo» a «tentar minorar problemas de curto prazo, tomando medidas ou, mais frequentemente, prometendo investimentos que são sempre adiados, apenas para tentar silenciar descontentamentos ou obter ganhos políticos imediatos, sem enfrentar as questões de fundo, criando grandes obstáculos ao desenvolvimento da ilha do Pico e à melhoria das condições de vida dos picoenses».

Como exemplo, a CDU refere a situação da vila do concelho das Lajes do Pico que «ao longo dos anos tem vindo a ser maltratada pelo Governo Regional e Câmara Municipal». «O que se verifica, no dia-a-dia, é uma vila que cresce e se desenvolve a dois tempos. Existe um conjunto de empresários a inovarem e a criarem emprego, a desenvolver o concelho e a atrair cada vez mais pessoas e turismo», o que «não é acompanhado pelo poder político no desenvolvimento deste concelho», acusa a CDU, referindo-se «ao porto das Lajes do Pico e às estruturas de apoio aos pescadores e empresas de turismo».

Outros problemas
Os casos estendem-se à agricultura, sector que «atravessa vários problemas», nomeadamente no que diz respeito «à manutenção dos caminhos agrícolas, ao baixo preço do litro de leite pago ao produtor, a que acrescem outras dificuldades, como os anunciados cortes nos fundos comunitários, os elevados custos de produção e a seca que está a afectar várias ilhas».

Na saúde, adianta a Coligação PCP/PEV, «não avançaram as obras de reabilitação das instalações do Centro de Saúde» e «não se concretiza o cumprimento das promessas eleitorais de estarem em funcionamento duas viaturas de suporte imediato de vida», assim como «não está em funcionamento o posto avançado dos Bombeiros na Piedade».

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: