Breves
Requalificação do IP3

No passado dia 28, Francisco Queirós, vereador da CDU na Câmara Municipal de Coimbra, votou contra a proposta conjunta do movimento «Somos Coimbra» e dos vereadores da coligação «Mais Coimbra» (PSD/CDS) relativamente à requalificação do IP3.

Para o PCP, a proposta é de uma «enorme hipocrisia política», uma vez que defende a construção de uma auto-estrada no mesmo itinerário do IP3, o que não vai resolver «os problemas das populações», antes pelo contrário: «entregará a uma parceria público-privada a construção e exploração de uma via com portagens que não corresponde minimamente aos anseios e expectativas das populações».


Utentes do Médio Tejo

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo esteve reunida, no dia 22 de Agosto, com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT). Os utentes procuraram saber como se encontra o serviço de transporte de doentes e alertaram para a falta de recursos humanos, apesar da contratação recente de 44 profissionais (enfermeiros, assistentes e outros técnicos). Reclamaram, também, que o Orçamento do Estado para 2019 contemple os projectos de valorização do conjunto do CHMT.


Vitória na Lapa do Lobo

«Vale sempre a pena lutar», afirma a Comissão de Utentes da Lapa do Lobo, congratulando-se com o facto de o comboio regional n.º 5400/1 voltar a parar, desde 5 de Agosto, no apeadeiro da Lapa do Lobo, nos horários propostos pela população. «Quando o povo está unido, mais tarde ou mais cedo a sua luta sai sempre vitoriosa. Este é o exemplo», destaca em comunicado a comissão de utentes.


Desenvolver a Vidigueira

A Câmara Municipal da Vidigueira vai criar um centro interpretativo em Vila de Frades para promover e valorizar o vinho de talha enquanto património e factor de desenvolvimento económico e turístico do concelho. À Lusa, Rui Raposo, presidente da autarquia, informou que o equipamento irá nascer num edifício que o município vai construir de raiz. A obra vai implicar um investimento de cerca de 400 mil euros, que será cofinanciado em 60 por cento por fundos comunitários, sendo a verba restante assegurada pelo município.


IMI mais baixo em Santiago

No dia 16 de Agosto, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém aprovou a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,365 por cento em 2019. Segundo Álvaro Beijinha, presidente da autarquia, este «é um compromisso que nós temos e que vem já do mandato anterior».


Bandas Filarmónicas

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal anunciou, no dia 31 de Agosto, que vai avançar com a candidatura das Bandas Filarmónicas Civis à lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, tendo como foco o papel agregador destas organizações.


Alentejo mais acessível

O Secretariado da Plataforma Alentejo informa que a petição pública «Plataforma Alentejo – Estratégia integrada de acessibilidade sustentável do Alentejo nas ligações nacional e internacional» é um novo abaixo-assinado com «importantes alterações» em relação às petições promovidas pelo Movimento «Beja merece +» e pela Comissão Dinamizadora de AMAlentejo.

Sobre o documento que pode ser assinado em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT90336, a plataforma destaca a sua «abrangência» e a «natureza estratégica» das suas propostas, «não apenas para todo o território do Alentejo, mas para o País».


Sede da URAP

Devido à não renovação do contrato de arrendamento, a sede da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) vai passar, em meados de Setembro, para Marvila (Avenida João Paulo II, n.º 540, loja 2, 1950-157». Até essa data, a sede da URAP funcionará no núcleo de Lisboa (rua da Beneficiência, n.º 239, 1600-019).