- Edição Nº2336  -  6-9-2018

CDU ouviu moradores e comerciantes de Rio Tinto

Depois de a Câmara Municipal de Gondomar ter anunciado a alteração da circulação na rua D. Afonso Henriques, em Rio Tinto, prevista no projecto de reabilitação urbana que se estende da Areosa até ao Forno, no dia 1 de Setembro os eleitos do PCP foram ouvir as preocupações de comerciantes e moradores.

Além da alteração parcial da circulação rodoviária na referida rua, a Coligação PCP/PEV contesta o «conjunto disperso e desconexo de alterações de acessibilidade em algumas ruas interiores da Triana», faltando «uma linha estratégica que oriente a proposta» e que «vá além do alargamento de passeios ou da supressão de estacionamento em ruas interiores».

A CDU defende, por isso, o alargamento da área do projecto a toda a zona da Triana, incluindo, nomeadamente, o Bairro de Carreiros; a supressão imediata da proposta de reformulação da circulação na rua D. Afonso Henriques, apresentando e discutindo com a população as diferentes alternativas de mobilidade; a revisão das medidas de Revitalização do Mercado da Areosa, envolvendo os comerciantes e a população no delinear das acções; criação de equipamentos públicos, com um gimnodesportivo, um auditório e um espaço verde, aliando-se à regeneração urbana a melhoria de toda a zona.