Aconteu
Tenor português premiado na Operalia

O tenor português Luís Gomes foi o vencedor na categoria de zarzuela (ex aequo com Pavel Petrov) e recebeu o prémio do público para melhor voz masculina, no concurso internacional de canto lírico Operalia, que terminou, dia 2, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.

A cantora Emily D’Angelo, representante do Canadá/Itália, e o bielorrusso Pavel Petrov foram os vencedores do prémio da 26.ª edição do Operalia 2018, concurso fundado pelo tenor e maestro Plácido Domingo, que se realizou este ano pela primeira vez em Portugal. D’Angelo venceu ainda o prémio do público para melhor voz feminina, o prémio zarzuela e o prémio Birgit Nilsson.

Luís Gomes estudou no Conservatório Nacional de Lisboa, na Escola Superior de Música de Lisboa e na Guildhall School of Music and Drama em Londres, onde se licenciou em Canto e fez mestrado em Ópera. Em Junho estreou-se no palco do Teatro Nacional de São Carlos, em «La Traviata», com um papel que vai voltar a interpretar em Outubro no Coliseu do Porto.


Incêndio destruiu Museu Nacional no Brasil

Um incêndio de grandes proporções que deflagrou, dia 2, destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, no Brasil, que corre agora o risco de desabamento.

O acervo do museu, com 200 anos de história, foi totalmente consumido pelas chamas.

O museu foi fundado por D. João VI, de Portugal, em 1818, com o objectivo principal de promover o conhecimento e o estudo das ciências naturais.

A instituição, ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, detinha um acervo composto por mais de 20 milhões de itens distribuídos por colecções de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Vertebrados e Invertebrados.


Paulo Gonçalves vence Ruta 40 na Argentina

O português Paulo Gonçalves venceu, dia 31, o Desafio Ruta 40 da Argentina, prova pontuável para o campeonato do mundo de ralis «cross country».

O piloto de Esposende terminou a quinta e derradeira etapa, entre Villa Unión e San Juán, no segundo lugar, a 3.22 minutos do vencedor, o australiano Toby Price, e garantiu a vitória final, com seis segundos de vantagem, após mais de 17 horas de condução e cinco dias de competição.

O Desafio Ruta 40 da Argentina é a quarta prova do campeonato do mundo de ralis «cross country» da Federação Internacional de Motociclismo, de um total de cinco jornadas previstas. Antes desta competição, o argentino Kevin Benavides, forçado a desistir, liderava a classificação geral, com 50 pontos, enquanto o português era sexto, com 27.


Fotos de Bernardo Sassetti em Montemor-o-Novo

Uma exposição que reúne 18 fotografias da autoria do músico e compositor Bernardo Sassetti (1970-2012) foi inaugurada, dia 2, nas instalações da associação O Espaço do Tempo, no Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, distrito de Évora.

A mostra intitulada «… E ainda por cima está frio» está patente até final do mês, dando a «conhecer uma outra faceta artística, a fotografia», do pianista e compositor.

O conjunto de imagens mostra «o modo obsessivo, apaixonado, como Bernardo lidava com as coisas a que se entregava: a música, obviamente, e também o cinema e a fotografia».

«Eram artes que se entrelaçavam e se confundiam, misturando-se e contaminando-se mutuamente, sem muros nem limitações», realça o texto da curadoria da exposição.

Bernardo Sassetti, que morreu a 10 de Maio de 2012, aos 41 anos, era considerado um dos mais criativos pianistas da sua geração, para lá das fronteiras do jazz.



Resumo da Semana
Frases