Breves
Defender Sousel

Na Assembleia de Freguesia de Sousel de 18 de Dezembro foi aprovada por unanimidade uma moção, apresentada pela CDU, que manifesta a necessidade de continuar a luta pela defesa da Estação de Correios de Sousel, do serviço público postal e do controlo público dos CTT.

No documento, onde se manifesta solidariedade com os trabalhadores e a população, está reflectida a determinação de tudo fazer para impedir a desclassificação da Estação de Correios. Exige-se, ainda, que a Junta de Freguesia não aceite, nem comprometa, com a gestão da Estação dos Correios, ao contrário do posicionamento tornado público pela Câmara Municipal de Sousel.


Orçamento aprovado em Lisboa

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, no dia 20 de Dezembro, o orçamento camarário para 2019 e as grandes opções do plano (GOP) para o quadriénio 2019-2022, com os votos favoráveis do PS, dos deputados independentes e do BE, a abstenção do PAN e do MPT e os votos contra do CDS, PSD, PCP e PEV.

No dia 18, por iniciativa do PCP, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou, por unanimidade, uma saudação pelo 20.º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago. No documento ficou decidido que a autarquia irá providenciar as diligências necessárias para que o nome de José Saramago seja dado a um equipamento cultural ou educativo.


Repor a verdade em Castro Verde

Na Assembleia Municipal Extraordinária de Castro Verde, realizada no dia 12 de Dezembro concluiu-se que no quadriénio 2014-2017 não houve «fraudes» nem «má gestão» da CDU, ao contrário do que foi declarado pelo actual presidente da autarquia (PS) no corpo do relatório de uma auditoria externa às contas do município.

As «mentiras», «omissões» e «meias verdades» ditas por António José Rosa de Brito «tiveram como objectivo manipular a opinião pública e denegrir a gestão e a imagem da CDU», acusa, em comunicado, a Coligação PCP-PEV.


Audição em Almada

A CDU realizou, dia 7 de Dezembro, no salão de festas da Incrível Almadense, uma audição pública sobre «Cultura, Desporto e Associativismo». Na mesa estiveram Ana Mesquita, deputada do PCP na Assembleia da República, Joaquim Judas, António Matos, vereadores na Câmara Municipal de Almada, Ricardo Louçã, presidente da União de Freguesias de Almada, Pragal, Cova da Piedade e Cacilhas, e Cláudia Dias, coreógrafa.

Participaram ainda na iniciativa 85 pessoas, representantes de companhias profissionais do concelho e dos grupos de teatro, dirigentes associativos das áreas da cultura e do desporto, bem como munícipes interessados nestas matérias, que apresentaram os seus pontos de vista e as suas preocupações sobre a política cultural local e nacional.


Chumbo em Portalegre

A Assembleia Municipal de Portalegre chumbou, no dia 14 de Dezembro, a proposta de orçamento da Câmara para 2019. À Lusa, Diogo Júlio, eleito da CDU, referiu que o documento é «instrumento de propaganda».


Indignação na Madeira

A Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde (SRS) esteve, no dia 13 de Dezembro, junto ao Hospital Nélio Mendonça, no Funchal, para denunciar o inaceitável cancelamento de consultas e os constrangimentos que causam aos utentes do SRS.

No local, Filipe Olim lembrou que os visados são, na maior parte dos casos, «idosos» com «problemas de saúde e mais debilitados».


Setúbal apresenta plano

A Câmara Municipal de Setúbal apresentou, no dia 14 de Dezembro, as linhas gerais do Plano Municipal de Desenvolvimento da Vela no Concelho de Setúbal, para o período de 2018-2028. Com o plano, a autarquia pretende aproveitar as condições naturais de excelência de que a cidade dispõe para a prática da modalidade nas vertentes de lazer, formação e competição.