Breves
ALTER DO CHÃO Finalizar o IC 13 é fundamental

O PCP promoveu recentemente um debate no concelho de Alter do Chão sobre a importância do IC 13 e a necessidade de o completar. A iniciativa, promovida pela Direcção da Organização Regional de Portalegre do Partido, inseriu-se na campanha «Por um Alentejo Melhor». O IC 13, defende o Partido, deverá ligar Galegos, em Marvão, ao Montijo, em Alter do Chão, e até ao momento apenas se encontra completo o troço Portalegre-Alter. A sessão, muito participada, decorreu no Salão da Junta de Freguesia. Em várias intervenções, lembrou-se a luta do Partido para garantir que o território seja dotado das «ferramentas» essenciais ao seu desenvolvimento e as quatro reivindicações principais dos comunistas para o distrito: para além da finalização das obras do IC 13, a construção da Barragem do Pisão e da da Ponte Internacional Nisa-Cedillo e a eletrificação e modernização da Linha do Leste.


VILA DO BISPO Travar o encerramento dos CTT em Sagres

A Comissão Concelhia de Vila do Bispo do PCP apela à mobilização e luta «das populações, das autarquias locais e dos agentes económicos» da freguesia de Sagres em defesa da manutenção da sua estação dos CTT A nível institucional, o PCP vai levar a questão à Assembleia da República. A administração dos CTT, revela o Partido, «já contactou a Junta de Freguesia de Sagres sobre a intenção de passar a estação dos CTT para a Junta de Freguesia ou para um estabelecimento do comércio local». Os comunistas consideram que, a ir por diante, esta decisão «prejudica gravemente os interesses das populações de Sagres, considerando a grande importância que a estação tem para a população local, nomeadamente a mais idosa, assim como para a actividade turística e para o comércio».


ALENQUER Almoço de Natal dos concelhos do Norte do distrito de Lisboa

As organizações do PCP nos concelhos do norte do distrito de Lisboa – Alenquer, Azambuja e Arruda dos Vinhos – realizaram no dia 16 um almoço de Natal nas instalações do Centro Social e Recreativo de Ota, em Alenquer, que juntou mais de 140 pessoas. A intervenção política ficou a cargo de João Ferreira, membro do Comité Central e deputado no Parlamento Europeu, que destacou o intenso ano de batalhas políticas e salientou que, em 2019, outras importantes tarefas se colocam aos comunistas e aos democratas, entre elas as lutas dos trabalhadores e das populações, às batalhas eleitorais e o imprescindível reforço da organização e intervenção do PCP.