Breves
COIMBRA
Inaugurada biblioteca do Centro de Trabalho

O Centro de Trabalho de Coimbra do PCP tem, desde a semana passada, uma biblioteca organizada e preparada para acolher iniciativas de âmbito cultural, como sessões de leitura, apresentações de livros e conversas em torno da literatura. Na cerimónia de inauguração intervieram Vladimiro Vale, da Comissão Política do Comité Central, e Manuel Louzã Henriques. Eurídice Rocha disse poemas de Ary dos Santos, Inês Seabra, José Gomes Ferreira e Manuel Gusmão. A nova biblioteca contém mais de 2000 livros e foi organizada graças ao trabalho empenhado de mais de uma dezena de militantes e amigos do Partido, que planificaram, arrumaram e organizaram o espaço e catalogaram as obras segundo a classificação decimal universal. O espólio da biblioteca resulta de ofertas e doações de livros e outros documentos de interesse por parte de pessoas e instituições. Com esta biblioteca, o PCP pretende permitir o acesso a livros, publicações periódicas e outros tipos de documentos e facilitar o estudo, o exercício de reflexão, de debate, de crítica.


AVEIRO
Deputada do PCP na Renault Cacia

A deputada do PCP na Assembleia da República, Diana Ferreira, esteve recentemente reunida com a Comissão de Trabalhadores e Comissão Sindical da Renault Cacia para se inteirar da realidade laboral e social dos trabalhadores desta empresa. Os representantes dos trabalhadores levantaram vários problemas e preocupações, relacionados com a diminuição dos salários, a retirada de prémios para os trabalhadores mais novos, a manutenção de um grande número de trabalhadores temporários (cerca de 30%), a pressão sobre os trabalhadores e os intensos ritmos de trabalho praticados, com consequência na própria saúde dos operários. A deputada comunista sublinhou a importância de se ter uma noção mais aproximada dos problemas concretos sentidos pelos trabalhadores desta empresa, bem como de todo o sector automóvel, para que seja possível dar-lhes voz na Assembleia da República. Após a reunião, Diana Ferreira participou numa acção de contacto com os trabalhadores da empresa.


PÓVOA DO VARZIM
PÓVOA DO VARZIM

Dias antes de o PCP levar à Assembleia da República a proposta de transporte gratuito a todos os doentes não urgentes que dele precisem para comparecer a consultas, exames, cirurgias ou tratamentos, o deputado Jorge Machado participou numa reunião com a Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim precisamente para dar a conhecer o teor da proposta. Com ele estiveram Ricardo Galhardo, do Comité Central e da DORP, e Mónika Varga, da Comissão Concelhia.