Aconteu
UNESCO atribuiu à Serra da Estrela estatuto de Geopark Mundial

No passado dia 2, foi anunciado que a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial foi aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na 4.ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais, realizada na Indonésia.

Segundo Joaquim Brigas, presidente da Associação Geopark Estrela e do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a aprovação da candidatura por parte da UNESCO «é o reconhecimento do potencial geológico do território e do seu património natural e cultural e, nessa medida, um primeiro passo para o desenvolvimento sustentável de toda a região da Estrela».


Duplicou a desflorestação da Amazónia

Segundo o Instituto Nacional para as Investigações Espaciais (INPE) do Brasil, a desflorestação da Amazónia quase duplicou entre Janeiro e Agosto, comparando com 2018, atingindo 6404 quilómetros quadrados.

Em 2018, a desflorestação da Amazónia, neste período, foi de 3336 quilómetros quadrados, o que conduz a um aumento de 91,9 por cento, desde o passado mês de Janeiro, segundo as estatísticas do país.


Livro «Club Med» vence concurso em Moscovo

«Club Med», escrito por João Pedro Mésseder, ilustrado por Ana Biscaia e desenhado por Joana Monteiro, venceu o concurso internacional de ilustração e design de livros (categoria de livro de autor), na Feira Internacional do Livro de Moscovo, que decorreu de 4 a 8 de Setembro.

Co-editado pelas edições Xerefé e pela Editora dos Tipos, o livro fala sobre «o tempo presente, sobre o mundo trágico que habitamos», sobre o «mar Mediterrâneo cemitério de pessoas refugiadas» e sobre «a Europa a devorar-se a si mesma».


Ricardo Batista conquista título mundial de triatlo em juniores

Ricardo Batista conquistou, no dia 30 de Agosto, o título mundial de triatlo em juniores, ao vencer a prova final do campeonato, em Lausana, na Suíça. O atleta português – que em Junho tinha já conquistado a medalha de bronze nos Europeus – cumpriu os 750 metros de natação, 20 quilómetros de bicicleta e os cinco de corrida em 55.05 minutos, menos sete segundos do que o australiano Redmond Lorcan, segundo classificado.


Portugal é campeão da Europa de futebol de praia

No domingo, a selecção de Portugal arrecadou a liga europeia de futebol de praia, tendo vencido, no final, a Rússia por 4-2, na Figueira da Foz. A formação das «quinas», que já tinha conquistado a competição em 2002, 2007, 2008, 2010 e 2015, passou a somar mais um título do que Rússia e Espanha, ambas com cinco.


Prata por equipas de boccia

No dia 1 de Setembro, a selecção portuguesa de boccia terminou em segundo lugar a competição por equipas BC1/BC2 do Europeu da modalidade paralímpica, conquistando um total de três medalhas em Sevilha. Portugal perdeu frente à Rússia, por 3-0, na final por equipas.
Em pares BC4, Portugal «vingou-se» da Rússia e venceu por 3-2 no embate pela medalha de bronze.
O quadro de medalhas conquistada por Portugal em Sevilha ficou completo com o ouro arrecadado por Abílio Valente, quinta-feira, na competição individual BC2.



Resumo da Semana
Frases