Breves
Posto de Marinha fechado

Em comunicado, a CDU critica o encerramento do posto de saúde que servia a população da Marinha e do Bairro Piscatório, na freguesia de Silvade, Espinho. Segundo a Coligação PCP-PEV, aquela zona é habitada por muitos «espinhenses idosos, com graves problemas de saúde, dificuldade de locomoção e parcos rendimentos». Agora, os utentes têm de se deslocar ao Centro de Saúde de Silvade. «O encerrado posto de saúde possui condições de funcionamento, pode ser restaurado e até alargado, se necessário. O que não pode é ser fechado», defendem comunistas e ecologistas, que assumem o compromissos de «lutar» pela manutenção do posto de saúde da Marinha com as populações afectadas, no Poder Local e junto do Poder Central, «com a força que os portugueses lhe derem a 6 de Outubro».


Preservar o ambiente em Viseu

No dia 27 de Setembro, a Assembleia Municipal (AM) de Viseu, por iniciativa da CDU, aprovou, por unanimidade, uma moção sobre preservação do ambiente.

No documento exige-se a adopção de medidas de reforço dos meios do Estado para desenvolver uma verdadeira política de defesa do meio ambiente, colocando a riqueza natural do País ao serviço do povo e do desenvolvimento nacional, bem como a implementação de alternativas energéticas de domínio público; o reforço do investimento no transporte público no sentido da sua gratuitidade e alargamento da sua oferta em detrimento do transporte individual; o investimento na investigação e desenvolvimento com vista à diminuição da dependência de combustíveis fósseis; a defesa da produção local.

Por outro lado, a AM insta o município a prosseguir e a intensificar as acções, medidas e projectos que, no quadro geral de um programa de protecção dos valores ambientais e da promoção dos recursos ecológicos e naturais, contribua para prevenir causas que estão na origem de dos problemas ambientais.