Aconteu
Bonifrates: 40 anos de amor ao teatro

A companhia Bonifrates, de Coimbra, completou no dia 29 de Janeiro 40 anos de existência como cooperativa. Impondo ao trabalho sempre uma elevada exigência profissional, não obstante o seu estatuto amador, assumiu o teatro como um exercício de cidadania.

Fundada em 1980 por 11 membros, ao longo do seu percurso a Bonifrates construiu um repertório diversificado que vai de Gil Vicente a Brecht, de autores jovens a consagrados, nacionais e estrangeiros.


Filmes portugueses no Festival de Clermont-Ferrand

Dois filmes portugueses estão presentes na competição oficial do Festival de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, que teve início a 31 de Janeiro e decorre até ao próximo sábado, 8, em França. São eles: «Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias», de Regina Pessoa; e «Invisível Herói», de Cristèle Alves Meira.

Extra-competição, neste que é um dos mais relevantes festivais de curta-metragem, será apresentado também o filme «Entre Sombras», de Mónica Santos e Alice Eça Guimarães, no programa «European Short Film Audience Awards».

A imagem gráfica do festival é assinada pela ilustradora portuguesa Susa Monteiro.


Évora acolhe supercomputador

Foi inaugurado esta terça-feira, 4, pela Universidade de Évora (UE), o supercomputador Oblivion, com um desempenho equivalente à combinação de 1200 computadores pessoais. Instalado no Data Center da DECSIS, no Parque Industrial e Tecnológico da cidade, o computador está associado ao projecto do maior radiotelescópio do mundo (infra-estrutura de investigação ENGAGE SKA), estando previsto que fique também disponível para a comunidade científica nacional e empresas.

O projecto envolve cientistas e engenheiros integrados em mais de 100 instituições de 21 países, tendo como objectivo observar e mapear o Universo. As entidades nacionais envolvidas são o Instituto de Telecomunicações de Aveiro e as universidades de Évora, Aveiro, Porto e Coimbra, o Instituto Politécnico de Beja e a Associação RAEGE Açores.


Sinos de Mafra voltam a tocar

Os sinos e carrilhões do Palácio de Mafra voltaram no dia 2 a ouvir-se, interrompendo 20 anos de silêncio e após obras de restauro iniciadas em Maio de 2018. No concerto inaugural, a que assistiram milhares de pessoas em frente ao Palácio, foi tocada uma composição inédita escrita para o evento pelo carrilhonista Abel Chaves, bem como composições de Vivaldi e o hino nacional.

Os dois carrilhões e os 119 sinos, repartidos por sinos das horas, da liturgia e dos carrilhões, fazem deste o maior conjunto sineiro do mundo.


Portugal no Mundial de futsal

Portugal apurou-se, dia 2, pela sexta vez consecutiva, para o Mundial de futsal, ao vencer a Itália por 4-1, na terceira e última jornada do Grupo A da Ronda de Elite de qualificação para a competição. Fábio Cecílio abriu o marcador, Pany Varela marcou a seguir, e Ricardinho bisou a fechar a contagem.

Os vencedores das quatro séries europeias têm entrada directa no Mundial, agendado para as cidades lituanas de Kaunas, Vilnius e Klaipeda, entre 12 de Setembro e 4 de Outubro deste ano.



Resumo da Semana
Frases