FARC denuncia ameaças contra paz na Colômbia

O par­tido co­lom­biano Força Al­ter­na­tiva Re­vo­lu­ci­o­nária do Comum (FARC) de­nun­ciou na se­gunda-feira, 9, as in­ten­ções do go­verno de des­man­telar o Acordo de Paz ne­go­ciado em Ha­vana e as­si­nado em 2016 pelo Es­tado co­lom­biano e a ex-guer­rilha FARC-EP.

«No que con­cerne à im­ple­men­tação do acordo, re­a­fir­mamos a nossa aná­lise com base não só nos in­cum­pri­mentos por parte do pre­si­dente [Iván] Duque mas também nas suas rei­te­radas pre­ten­sões de des­montar ou dis­torcer o acor­dado, as quais são dis­far­çadas me­di­ante uma es­tra­tégia de si­mu­lação», afirmou o par­tido.

«O ca­minho da per­fídia é o es­co­lhido pelo ac­tual go­verno» mas, em con­tra­par­tida, «também cresce o apoio so­cial ao acordo por parte de pro­cessos tão im­por­tantes como o mo­vi­mento De­fen­damos a Paz», re­alçou.

A FARC des­tacou o seu as­su­mido com­pro­misso com a im­ple­men­tação do acordo e a rein­cor­po­ração por parte dos go­vernos lo­cais, bem como «o papel re­le­vante da co­mu­ni­dade in­ter­na­ci­onal, que re­con­firma a sua im­por­tância cen­tral no pro­cesso de im­ple­men­tação» do Acordo de Paz.

Nos dias 6 e 7, a FARC re­a­lizou no mu­ni­cípio de To­caima, no centro do país, o ple­nário do Con­selho Na­ci­onal de Co­muns, com a par­ti­ci­pação de 66 dos seus mem­bros, que vi­a­jaram de di­fe­rentes pontos da Colômbia.

O par­tido ra­ti­ficou o com­pro­misso pela «paz com­pleta, es­tável e du­ra­doura» para a Colômbia. Mas alertou para o acen­tuar da po­lí­tica de di­reita do go­verno de Duque, que, dada a sua ma­ni­festa de­bi­li­dade e in­com­pe­tência, podem fazê-lo ainda mais agres­sivo e levá-lo «à ten­tação au­to­ri­tária».

A FARC in­siste que a ac­tual si­tu­ação de vi­o­lência po­lí­tica na Colômbia ex­pressa-se «num ver­da­deiro banho de sangue, per­sis­tente, sis­te­má­tico, contra lí­deres po­lí­ticos ho­mens e mu­lheres, lí­deres so­ciais de­fen­sores e de­fen­soras dos di­reitos hu­manos, ex-guer­ri­lheiros e ex-guer­ri­lheiras».




Mais artigos de: Internacional

Washington e terroristas contra cessar-fogo em Idlib

SÍRIA Rússia e Tur­quia che­garam a acordo para travar a es­ca­lada da guerra na pro­víncia síria de Idlib. Grupos ter­ro­ristas já vi­olam cessar-fogo e os EUA ve­taram na ONU o apoio aos es­forços de paz.

Chile: processo constituinte terá paridade entre mulheres e homens

É uma vitória histórica das mulheres chilenas: a consigna do movimento de mulheres no Chile Nunca mais sem nós tornou-se realidade na semana passada ao ser aprovada pelo Congresso Nacional a paridade no processo que conduzirá a uma nova Constituição no país. Após longos debates nos últimos meses, o Senado chileno aprovou...

EUA: viveiro ideal do COVID-19

Os Centros para o Controlo de Doenças e Prevenção (CDC, na sigla inglesa) só pedem que todos os estado-unidenses façam três coisas para evitar a propagação do COVID-19: 1) lavar as mãos; 2) não ir trabalhar doente; 3) se os sintomas persistirem, ir ao médico. Nos EUA, metade da população só terá dinheiro para a primeira....