CDU


CDU divulga mais candidaturas



AZAMBUJA

António José Rodrigues é o candidato da CDU à Câmara Municipal da Azambuja. Tem 53, é advogado gestor judicial de empresas. É membro da Comissão Concelhia da Azambuja do PCP, foi presidente da Junta de Freguesia de Manique do Intendente de 1980 a 1982 e presidente da Câmara Municipal da Azambuja entre 1983 e 1985.


BORBA

Com a presença de Luís Sá, membro da Comissão Política do PCP, realizou-se a apresentação pública de João Manuel Proença e Joaquim Miguel Manguinhas como cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Borba, órgãos aos quais actualmente presidem.

Na sessão, a propósito da candidatura de Joaquim Manguinhas à AM, Luís Sá realçou a importância do contributo dos independentes nas listas CDU, que se assume como um «espaço de unidade».

João Proença fez uma intervenção destacando o trabalho realizado nos últimos sete anos e meio e os projectos que a equipa da CDU tem para o futuro do concelho.


LOURES

Maria do Carmo Guilherme é a cabeça de lista da CDU à Junta de Freguesia de Loures. O anúncio foi feito no passado sábado, no decorrer de um debate realizado no Pavilhão Paz e Amizade sobre o desenvolvimento da Freguesia e as propostas da Coligação.


GRÂNDOLA

Em Grândola, a CDU apresentou os seus candidatos à Câmara e Assembleia Municipal no decorrer de uma iniciativa que juntou cerca de 250 pessoas e contou com apresença de Luís Sá, membro da Comissão Política do PCP. A lista à Câmara é encabeçada por Fernando Travassos, actual presidente da edilidade, e à Assembleia Municipal por Figueira Mendes.

Na sua intervenção Fernando Travassos considerou a sua candidatura como «um desafio, exactamente porque estando resolvidos no essencial os problemas básicos da população, põe-se agora um conjunto de novos problemas e de novas exigências a que é prreciso saber dar resposta».


MONTIJO

Numa sessão pública realizada no passado dia 11 de Abril, a coordenadora CDU do Montijo anunciou a candidatura de Jacinta Ricardo à Câmara Municipal. A lista à Assembleia é encabeçada por Antero Brotas.

Jacinta Ricardo é a actual presidente da edilidade, eleita no mandato de 1993/97. Nasceu em Vendas Novas, tem 48 anos, e vive no Montijo desde 1954. Técnica de gestão e contabilidade, é membro do PCP desde 1974 e do Conselho Nacional do Movimento Democrático das Mulheres. Foi eleita vereadora nos mandatos 1983/85, 1986/89 e 1990/1993, tendo assumido a presidência da autarquia em Março de 1990.

Antero Lúcio Brotas é militante comunista desde 1976, mas desde 1953 que tem ligação ao PCP. Foi eleito presidente da Comissão Administrativa da freguesia do Montijo, em plenário popular em Julho de 1974, e depois eleito sucessivamente nas listas da FEPU, APU e CDU.


PORTALEGRE

O deputado comunista no Parlamento Europeu, Joaquim Miranda, é o candidato da CDU à Câmara Municipal de Portalegre. O anúncio foi feito na passada sexta-feira durante um encontro com a imprensa, durante o qual Joaquim Miranda declarou a sua «efectiva e total disponibilidade» para «se for essa a vontade dos portalegrenses» trocar «o Parlamento Europeu pela Câmara de Portalegre».

O candidato afirmou que sempre manteve «uma relação de grande proximidade com o concelho», e disse «não ser insensível ao profundo atraso e à falta de perspectivas que atingem Portalegre e, também, a convicção que muitos portalegrenses me têm vindo a transmitir de que um minha candidatura pode contribuir para inverter essa situação».


SILVES

Sexta-feira da passada semana, a CDU de Silves promoveu a apresentação da candidatura José António Viola à presidência da Câmara. Na ocasião, o candidato que é o actual presidência da autarquia, dedicou o discurso ao balanço do mandato que agora termina recordando a difícil situação financeira em que a câmara se encontrava quando a CDU venceu as últimas eleições autárquicas. «As dívidas da edilidade subiam a mais de 400 mil contos. Passados três anos todos reconhecem que a nossa situação finaceira é estável e a autarquia recuperou a sua imagem de boa pagadora», referiu José Viola. Consciente do trabalho realizado, José Viola sublinhou a seriedade e responsabilidade da lista CDU: «Se prometemos, cumprimos».

O candidato tem 48 anos e é funcionário das finanças. Foi presidente da Câmara de Silves entre 1986/89, vereador entre 1989/93 e presidente da Junta de Freguesia de Silves entre 1979/85. É membro da Concelhia de Silves do PCP e da Coordenadora da CDU, integrando ainda diversos organismos como o Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Comissão de Turismo do Algarve e a Assembleia Distrital de Faro.


SINES

Tal como noticiámos na edição anterior o cabeça de lista à Câmara de Sines os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia de Sines são, respectivamente, Manuel Coelho Carvalho e Francisco Pacheco.

Manuel Coelho Carvalho tem 54 anos, e trabalha como médico em Sines desde 1979. Radicou-sse no concelho em 1982 onde desenvolve a sua actividade de médico de família e de medicina do trabalho. Antes do 25 de Abril empenhou-se nas lutas estudantis dos anos 50/70 e ligou-se ao PCP em 1973. Preso pela PIDE em 1972 sofreu a tor~ura do sono durante cinco dias em Caxias.

Francisco Pacheco é natural de Sines, tem 50 anos e há 21 anos que está à frente da Câmara. É membro da Concelhia do PCP e da DORS. Foi delegado do Ministério da Agricultura, representante dos municípios do Litoral Alentejano na Unidade de Gestão dos Fundos Comunitários, pertence ao concelho Administrativo da Associação de Municípios do Distrito de Beja e da Associação de Municípios do litoral Alentejano. A história da vila de Sines depois do 25 de Abril está ligada a Francisco Pacheco, figura que desde as primeiras eleições autárquicas liderou sucessivas equipas da FEPU, APU e CDU que transformaram radicalmente o concelho.