Aniversário do PCP
Comemorações prosseguem


À nossa redacção continuam a chegar notícias sobre a realização de diversas iniciativas comemorativas do 78º aniversário do PCP, que um pouco por todo o país são motivo de reunião e convívio entre militantes e simpatizantes comunistas.

No passado dia 13 de Março, na Quinta da Ribeira de Sintra, mais de 200 pessoas, participaram num almoço, promovido pela Comissão Concelhia local, em que esteve presente António Andrez, membro da Comissão Política do PCP. Na sua intervenção, este dirigente chamou a atenção para o pacote laboral, que visa a retiradas de importantes direitos dos trabalhadores conquistados com a Revolução de Abril.
Andrez apelou à luta contra estas alterações legislativas «para que não cheguemos ao final do século XX com relações de trabalho iguais às do final do século XIX».
Também no Concelho da Moita, teve lugar em 6 de Março, um jantar-convívio de aniversário, durante o qual foi homenageado o camarada José Martins Romão, combatente antifascista e Tarrafalista, que participou na Revolta dos Marinheiros.
Na iniciativa estiveram mais de 300 pessoas e intervieram em nome da Comissão Concelhia Adelino Silva e José Martins e no final, Carlos Carvalhas, secretário-geral do PCP.
No passado domingo, em São Bartolomeu de Messines e em Monchique, realizaram-se nos respectivos centros de trabalho almoços de convívio comemorativos do aniversário do PCP. No mesmo dia, a data foi igualmente assinalada num convívio em Lagos.

Emigração

Em vários países de emigração portuguesa continuam a decorrer várias iniciativas de aniversário do PCP. Em Paris, no último domingo, cerca de 80 pessoas reuniram-se num jantar, em que participou José Roussado, do secretariado da Organização do Partido na Região de Paris. Na sua intervenção referiu-se à luta do PCP contra a ditadura fascista e colonial, derrubada pela Revolução dos Cravos, e salientou as conclusões do plenário de militantes realizado, em Fevereiro, na capital francesa, onde foi aprovado um plano de acção que aponta como objectivo o alargamento da intervenção do Partido e o reforço dos resultados eleitorais para o Parlamento Europeu e Assembleia da República.
Na Suíça, em Martigny, na região montanhosa do Valais, teve lugar uma almoço, no qual participaram cerca de 40 pessoas. A intervenção sobre o momento político e as tarefas dos comunistas no momento actual esteve a cargo do camarada António Soldado, membro do secretariado da Organização do PCP na Suíça.


«Avante!» Nº 1321 - 25.Março.1999