Carlos Carvalhas no Brasil


Carlos Carvalhas visitou o Brasil entre 15 e 22 de Março, onde se encontrou com os principais dirigentes dos partidos de esquerda, visitou o Parlamento Federal , foi recebido pelos governadores dos Estados de S. Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e nas Câmaras Municipais de S. Paulo e Rio de Janeiro. Proferiu conferências, manteve encontros com intelectuais, com a comunidade portuguesa e com o embaixador de Portugal e deu entrevistas a rádios, à televisões do Rio de Janeiro, Porto Alegre e à TV cabo do Câmara de Brasília.

Em S. Paulo, o secretário-geral do PCP visitou a casa de Portugal, a convite do Conselho das Comunidades Luso-Brasileiras e do Centro Cultural 25 de Abril, onde proferiu uma conferência sobre «As relações Portugal-Brasil e a integração europeia». Encontrou-se com o vice governador estadual, do Partido Social Democrata Brasileiro e realizou uma segunda conferência no salão nobre da Câmara Municipal de S. Paulo.
Em Brasília, Carvalhas encontrou-se com os líderes dos grupos parlamentares do Partido do Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B), PSB e PDT. Foi também recebido na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, onde abordou questões de interesse mútuo para Portugal e o Brasil, referindo-se ainda ao 25º aniversário do 25 de Abril e à questão de Timor-Leste.
O líder dos comunistas portugueses manteve encontros com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temen, e com o presidente das Relações Externas do Senado, José Sarney. O embaixador de Portugal convidou o Secretário-Geral do PCP para um jantar, onde participaram portugueses residentes em Brasília e deputados e senadores brasileiros.
Em Porto Alegre, capital do Estado de Rio Grande do Sul, foi recebido pelo governador do Estado, Olívio Dutra, (do PT )e na prefeitura. Proferiu uma palestra na Assembleia Legislativa, onde se encontrou com as comissões executivas do PT, PC do B, PCB e PSB e assistiu ao plenário da CUT onde proferiu uma intervenção.
No Rio de Janeiro, encontrou-se com Zuleide Faria, presidente do Partido Comunista Brasileiro e outros membros da direcção nacional. Participou num acto solene na Câmara legislativa do Rio. Foi homenageado na Casa das Beiras.
De novo em S. Paulo, encontrou-se com Lula da Silva , dirigente histórico do PT, e com João Amazonas, presidente Nacional do PC do Brasil e com outros membros da sua direcção.
Nesta sua visita ao Brasil, Carlos Carvalhas teve oportunidade de trocar opiniões com o escritor professor António Cândido, Prémio Camões, com o arquitecto Oscar Niemayer, com Mário Lago e com economistas e sociólogos brasileiros.
Antes do seu regresso a Portugal, o secretário-geral do PCP encontrou-se com os membros da organização do PCP do núcleo de S. Paulo.


«Avante!» Nº 1321 - 25.Março.1999