JCP em congresso
no fim-de-semana


Depois de vários meses de preparação e debate, o VI Congresso da JCP tem lugar este fim-de-semana em Almada, uma iniciativa em que os jovens comunistas analisarão a situação da juventude em Portugal e no mundo e discutirão propostas para fazer face aos problemas com que se debatem nas mais diversas áreas.

O VI Congresso da JCP realiza-se no sábado e domingo em Almada, na Escola C+S António da Costa, no fim-de-semana em que se comemora o Dia da Juventude e três dias depois das celebrações do Dia do Estudante.
Numa conferência de imprensa realizada na segunda-feira, a Direcção Nacional da JCP fez um balanço das iniciativas de preparação para o congresso e anunciou que a campanha de recrutamento ultrapassou os mil novos militantes.
Ao longo dos últimos meses realizaram-se em todo o país dezenas de debates sobre os mais diversos temas, reuniões de discussão dos documentos preparativos e eleição de delegados, tendo-se destacado o desfile levado a cabo no Porto no fim de Fevereiro e a campanha pela implementação da educação sexual nas escolas secundárias.
O congresso abordará inúmeras áreas em torno fundamentalmente de dois documentos. O primeiro, «JCP-Organização Revolucionária para a Juventude», pretende fazer uma análise à situação da juventude em Portugal e no mundo e à evolução do regime democrático no âmbito do 25º aniversário do 25 de Abril, reflectindo sobre a base ideológica da organização.
O segundo documento - «Uma Política de Esquerda para a Juventude Portuguesa» - inclui as propostas de política de juventude da JCP em diversos campos, incluindo uma análise à acção governativa do PS.
Já foram confirmadas as presenças de várias delegações internacionais, entre elas da Federação Mundial da Juventude Democrática, da União de Juventudes Comunistas de Espanha e de colectivos de jovens da Catalunha, da Liga da Juventude Comunista dos Estados Unidos, do Movimento dos Jovens Comunistas de França, da Juventude do Partido dos Trabalhadores (Irlanda), da SDAJ (Alemanha), da Juventude de Esquerda da Suécia, da Juventude Comunista da Dinamarca e do Partido Comunista da Dinamarca, da União da Juventude de Cuba, da Juventude Comunista Grega (KNE), da Juventude Comunista Cipriota (EDON), da liga da Juventude da Etiópia, da União da Juventude Comunista Ho Chi Min (Vietname), da Federação Nacional dos Estudantes e da Federação Nacional da Juventude do Nepal.

Pendões retirados em Vila Franca de Xira

O Executivo Concelhio da JCP de Vila Franca de Xira denunciou recentemente que a Câmara Municipal local retirou propositadamente os pendões do congresso da juventude comunista, nas imediações das paragens rodoviária e ferroviária de Alhandra, na passada quinta-feira.
Numa nota à comunicação social, a JCP refere que os pendões do congresso «foram abandonados no solo e substituídos pelos pendões camarários promocionais da iniciativa "Xira Jovem"», que se realiza também no próximo fim-de-semana.
«A JCP manifesta-se lesada e injustiçada por esta situação e responsabiliza a autarquia de Vila Franca de Xira pela negação ao pluralismo de expressão», lê-se no comunicado, acrescentando que os jovens comunistas «não podem deixar de indignar-se por esta prática camarária que impossibilita claramente que a JCP se exprima e divulgue o seu pensamento pela imagem sem obstáculos, impedimentos e discriminações», como a Constituição garante.

_____

Educação sexual em debate

No balanço da campanha nacional «Educação Sexual, já! Sem medos», a JCP/Algarve criticou a falta de vontade política do Ministério da Educação para implementar a educação sexual nas escolas.
«O actual governo não tem vontade política para debater as questões da sexualidade nas escolas. Se a tivesse a lei 3/84, sobre a educação sexual e planeamento familiar, não estaria há 15 anos para ser regulamentada», disse Sérgio Martins, da direcção da Organização Regional do Algarve da JCP.
Em conferência de imprensa, o jovem dirigente comunista fez um balanço positivo da campanha, que decorreu no Algarve durante os meses de Fevereiro e Março, e que já tem desenvolvimentos positivos, de que são exemplo as iniciativas em curso esta semana, na Escola Secundária de Vila Real de Santo António, onde os jovens têm vindo a debater as questões da sexualidade.
Do balanço desta campanha ressaltam os contactos com milhares de estudantes, professores e auxiliares de educação, as bancas de informação na Universidade do Algarve e em cerca de uma dezena de escolas secundárias, a distribuição de milhares de panfletos, a recolha de 3 000 assinaturas num abaixo-assinado exigindo a implementação da educação sexual nas escolas e a realização de três debates.

_____


Um mês de iniciativas
para a juventude

Múltiplas iniciativas dirigidas à juventude têm vindo a decorrer um pouco por todo o país, nalguns casos prolongando-se até ao fim do mês de Março. Um conjunto de acções, nas mais diversas áreas, em que se cruzam o protagonismo das câmaras com o das mais diversas associações.

Em Lisboa, está em curso a semana de juventude, que deverá prolongar-se até dia 28 de Março. No espaço dos Armazéns Abel Pereira Fonseca, em Xabregas, têm lugar a Cena d´Arte, concurso de arte jovem, com apresentação de cerca de 1 500 trabalhos de jovens pintores, fotógrafos, escultores, ceramistas, performances de dança e poesia; os Os dias da música alternativa, com apresentação de 43 bandas portuguesas; o Adrenalina Air Space, espaço dedicado à prática de desportos radicais. Dia 19 de Março teve lugar, neste mesmo espaço, a Moda´99, um desfile de moda com o trabalho de 30 jovens criadores.
Também em Lisboa, a semana da juventude desdobra-se na apresentação de uma série de peças de teatro, no Teatro Taborda, na Sociedade Recreativa Guilherme Cossoul e no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho. E ainda numa mostra de Videos em efervescência e um ciclo de cinema Sete pecados mortais.
Coruche assinalou a semana da juventude com a organização de diversas iniciativas entre 22 e 28 de Março, incluindo um espaço multimédia, danças de salão, uma discoteca móvel, actuação de bandas e de uma tuna académica, diversas actividades desportivas, e ainda uma feira jovem, um festival de balonismo e mesmo um show de hipnotismo.
Quem disse que os jovens não usam a cabeça? É a questão provocatória que perpassa um conjunto de colóquios sobre Vida saudável, Toxicodependência, Jovens, que futuro? (com a finalidade de promover saídas profissionais) e Eu, o meu espelho e a decisão (tendo como objectivo fomentar o poder de decisão, tendo em conta a individualidade de cada um).
No Barreiro, decorre uma quinzena da juventude que incluiu, no passado fim de semana, um conjunto de eventos culturais e ambientais, com destaque para uma visita guiada ao Museu Oceanográfico, no Portinho da Arrábida, a apresentação da peça de teatro Talvez a vida não passe disto, associando a música, a poesia e a dança, o concerto Quem vê cores não vê corações, promovido pela Associação Olho Vivo, o rally-paper Conhece o teu concelho.
Foi ainda assinalado o Dia Mundial da Árvore. Uma iniciativa da Associação Jovem de Defesa do Ambiente Geração Verde que organizou uma jornada de reflexão com o tema A importância da árvore no espaço urbano.
Da organização da quinzena consta igualmente a realização de três exposições, incluindo uma sob o tema Tratamento de resíduos, que compreende cinco painéis alusivos à luta dos barreirenses, nos últimos meses, contra a decisão do Ministério do Ambiente de instalar uma Estação de Pré-Tratamento de Resíduos Perigosos no Barreiro.
O mês da juventude, em Loures, abarca diferentes actividades na área do desporto e música. Domingo passado teve lugar uma sessão de esclarecimento sobre A droga e os modos de lidar com ela. Teve entretanto início o concurso de Banda Desenhada Em busca da juventude, que se prolongará até dia 28.
Até final de Março, continuam os concertos de música moderna, a animação de rua, os workshops de capoeira, os torneios de futebol, os concursos de B.D., os passeios equestres, entre muitas outras iniciativas.
Em Sines, a semana da juventude é assinalada com diversas iniciativas, entre as quais teatro, concertos, desportos alternativos, exposições, cinema, grafittis e workshps de bateria, capoeira e pantomima.


«Avante!» Nº 1321 - 25.Março.1999