Itália
Refundação Comunista em congresso


O Partido da Refundação Comunista, reunido no seu IV Congresso, elegeu Fausto Bertinotti como secretário-geral, no fim de semana na localidade de Remini, no norte de Itália. A iniciativa contou com a participação de cerca de 800 congressistas e 98 delegações estrangeiras.

Bertinotti, no discurso de encerramento, apelou «a toda a esquerda crítica, a que integra a maioria governamental e a que está fora do governo» e reiterou as críticas do partido ao Governo de Massimo D'Alema.
Jerónimo de Sousa, membro da Comissão Política, e Jorge Cadima, da secção Internacional, representaram o PCP no congresso e transmitiram aos delegados uma saudação do Comité Central.
«O PCP aprecia altamente as posições assumidas pelos comunistas italianos em relação à perigosa política agressiva conduzida nos Balcãs pelos EUA, a Nato e as grandes potências da União Europeia. Também nós condenamos uma tal política, considerando de extrema gravidade as ameaças de agressão contra a nova Jugoslávia a pretexto da situação do Kosovo», salienta o Comité Central.
«Perante os preparativos para assinalar o 50º aniversário da Nato com novas medidas de reforço e alargamento desta aliança agressiva, consideramos necessário trabalhar para erguer no nosso país e na Europa um amplo movimento pela dissolução da Nato, pelo desarmamento, por uma política de segurança e cooperação na Europa que valorize os princípios da Carta de Helsínquia e a OSCE», defendem os comunistas portugueses.


«Avante!» Nº 1321 - 25.Março.1999